Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Construção como vetor de desenvolvimento e retomada de crescimento econômico

obras de infraestrutura em são Paulo.jpg
Na abertura do Concrete Show Xperience, Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, adianta investimentos municipais em manutenção e ampliação da infraestrutura da cidade.

O Concrete Show Xperience começou no dia 26 de outubro, abordando o tema Infraestrutura. O diretor do Núcleo de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets Brasil, Hermano Pinto Jr, deu as boas-vindas à audiência e convidou a todos para o evento gratuito que segue até o dia 28 de outubro.  

“Os processos na estruturação e tomada de decisão nos investimentos em infraestrutura urbana são cada vez mais consultivos e integrados, e o Concrete Show Xperience atua, justamente, como uma ferramenta a munir de conteúdo os agentes desta transformação. A grade de programação do evento conta, nos próximos três dias, com um conteúdo rico e atual norteado por três macro temas estratégicos para o setor: a Infraestrutura para a sociedade, Sistemas Construtivos e Construção 4.0”, comentou o executivo da Informa Markets Brasil. 

A abertura do Concrete Show Xperience contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Marcos Monteiro. Ele deu início à participação falando do plano de metas da cidade de São Paulo, que começou com 75 no início do ano e que foram objeto de audiências públicas nas 32 subprefeituras de maneira virtual, nas quais foram coletadas sugestões que ampliaram para 77 as metas para a cidade, entre as quais a secretaria tem duas principais: construção de 14 novos reservatórios, ou piscinões, que se somam aos 27 projetos de novos reservatórios. 

“Também do programa consta a vistoria e manutenção de pontes e viadutos. A cidade de São Paulo tem hoje um programa muito bem estruturado para a vistoria e manutenção das obras e temos planejadas a intervenção em 160 obras de arte especiais. Além disso, temos outros objetivos, como as obras de mobilidade e a recuperação da estrutura pública. Por exemplo, temos programadas 753 intervenções em escolas da rede municipal”, comentou.  

R$ 1,5 bi em investimentos por ano programados 

De acordo com o secretário, a construção civil é uma das principais atividades para movimentar a economia do país, sendo estratégica para a geração de emprego e distribuição de renda. "A atual gestão entende que a construção civil e as obras de infraestrutura são muito importantes para a retomada econômica. A secretaria tem se reunido com os vários setores da economia para colocar em prática a retomada, de forma planejada e antecipada, que sempre é uma demanda explícita do setor de engenharia. Temos investimentos significativos em obras de infraestrutura da cidade, da ordem R$ 1,5 bi por ano, programados para os próximos três anos", antecipou.

Monteiro finalizou a participação afirmando que, além de todos os investimentos previstos, a atual gestão municipal está focada no desenvolvimento e cuidado das áreas periféricas. “Devemos apresentar, em conjunto com o governo do estado, os projetos do BRT Aricanduva, BRT Radial Leste, requalificação de cinco corredores na cidade, Terminal Itaquera, e outras intervenções de mobilidade que vão aquecer o setor da construção civil". 

Perdeu algum painel do Concrete Show Xperience 2021? Acesse aqui a plataforma da Concrete Show e assista gratuitamente as palestras na aba "On-demand".

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar