A Norma Regulamentadora 9452 trata da inspeção de pontes, viadutos, e passarelas de concreto, sendo uma importante ferramenta para garantir a segurança dessas construções em nosso país.

Julio Timerman, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON) e sócio-diretor da Engeti Consultoria e Engenharia, falou sobre as inspeções de pontes segundo a NBR 9452 durante sua palestra no Concrete Show 2022.

Preparamos um compilado com os principais pontos abordados no evento. Continue lendo e confira o que o especialista falou sobre o assunto!

A importância das inspeções de pontes

Timerman iniciou a sua fala citando uma frase do ex-presidente brasileiro Washington Luís sobre a importância da construção civil para a nação. Segundo o mandatário, “governar é construir estradas”.

O palestrante concorda com a citação e explica que, tão importante quanto construir, é manter as estradas e os seus elementos constituintes, dentre os quais se destacam as pontes e os viadutos. 

“Um dos insumos que mais contribuem para a nossa falta de competitividade, o famoso Custo Brasil, é a deficiência na manutenção de nossa infraestrutura”, declarou o palestrante. 

Investigação das causas dos problemas em pontes e viadutos

Em seguida, Timeman apresentou alguns acidentes e eventos recentes, envolvendo problemas em pontes e viadutos no Brasil.

Ele salientou que muitas vezes os problemas de projeto ou execução não se manifestam imediatamente. Por isso, convém que os engenheiros responsáveis façam uma investigação minuciosa.

“A investigação dos problemas, na maioria das vezes, indica uma combinação de causas. Por isso, esse processo é tão complexo”, comentou.

Inspeção das OAE’s, de acordo com a NBR 9452

A última parte da palestra foi voltada para a discussão da NBR 9452, que especifica os requisitos exigíveis na realização de inspeções em pontes, viadutos e passarelas de concreto.

Timerman explicou que as pontes, viadutos e passarelas são consideradas Obras de Arte Especiais, dando origem à sigla OAE’s.

Ele também disse que, segundo a NBR 9452, os responsáveis pelas inspeções das OAE’s são os “donos” das obras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e as prefeituras municipais.

Também foi apresentado que as inspeções das OAE’s se apresentam em diferentes parâmetros: estruturais, funcionais e de durabilidade.

“Em geral, os parâmetros estruturais são onde mais é dada atenção, principalmente quando a sintomatologia já é detectável visualmente”, comentou o palestrante.

No que se refere aos parâmetros funcionais, o vice-presidente do IBRACON destacou que eles estão relacionados diretamente aos fins para os quais as obras se destinam. 

Para isso, precisam ter requisitos geométricos adequados, como visibilidade e gabaritos verticais e horizontais. Timerman também falou sobre os parâmetros de durabilidade, outro aspecto vital para tais inspeções.

“A relevância dos problemas de durabilidade deve ser avaliada em conjunto com a agressividade do meio em que se situam, com o objetivo de inferir a velocidade de deterioração a eles associados”, destacou ele.

Critérios de classificação das OAE’s

Os critérios de classificação das OAE’s também foram abordados na palestra de Timerman do Concrete Show 2022.

De acordo com o convidado, tal classificação consiste na atribuição de avaliação da condição da obra, que pode ser excelente, boa, regular, ruim ou crítica. Para isso, devem ser associadas notas.

“Essas notas de avaliação devem variar de 1 a 5, refletindo a maior ou menor gravidade dos problemas detectados”, finalizou Timerman.

Que tal conferir essa e outras palestras do Concrete Show? Adquira já o seu acesso ao congresso e não perca tudo o que foi debatido no melhor evento da cadeia construtiva!