Antes de começar efetivamente uma construção é preciso realizar a preparação do terreno. Seja para erguer um edifício ou abrir uma estrada, a terraplanagem é fundamental para evitar futuros acidentes com o solo.
Em muitas obras onde não há o acompanhamento diário de um engenheiro civil, a terraplanagem é negligenciada. Em alguns casos ela não é feita, enquanto em outros a preparação do terreno não é realizada de forma adequada.
Descuidar desta etapa tão importante pode trazer riscos sérios para a construção e para as pessoas envolvidas no projeto ou que usarão as instalações futuramente.
Para conversar sobre o assunto, entrevistamos o Engenheiro Civil Tiago Duda. O primeiro passo é entender o que significa a terraplanagem na construção civil. Boa leitura!
O que é a terraplanagem na construção civil?
A terraplanagem é uma técnica muito importante na construção civil, principalmente em áreas ainda não urbanizadas. De acordo com Tiago Duda, ela é a movimentação necessária do solo para a execução de um projeto.
“O solo é responsável por receber todos os esforços da estrutura, desse modo a terraplenagem se torna fundamental em qualquer canteiro de obras”, explica Duda.
Ele cita os principais equipamentos utilizados para a realização da terraplanagem.
“Os equipamentos mais utilizados são minicarregadeiras, miniescavadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, niveladoras e caminhões. É importante a utilização do equipamento correto para atingir o resultado necessário”, afirma.
Por que fazer a terraplanagem?
Duda explica que os benefícios da terraplenagem devem ser analisados antes mesmo da criação da arte.
“Com uma análise preliminar é possível concluir os desníveis admissíveis para o projeto, inclinação de rampas, aumento na área a ser utilizada em projeto, valorização do terreno e até economia”, destaca.
Ele acrescenta: “O estudo preliminar elimina problemas como muros de arrimo, rampas com inclinação desproporcional e outros obstáculos que podem interferir no projeto todo”.
Quando é necessário fazer a terraplanagem?
De acordo com o Engenheiro Civil Tiago Duda, “a terraplanagem é necessária quando o solo não está apto a receber as modificações ou edificações projetadas”.
Como é feita a terraplanagem?
A terraplanagem é importante, porém não pode ser feita de qualquer maneira. É preciso uma análise prévia, conforme explica Duda:
“Essa análise deve incluir a Legislação Municipal, local de descarte de vegetação ou solo proveniente da terraplenagem, declividades e equipamentos que melhor atenderão a necessidade do projeto”, cita o entrevistado.
A terraplanagem, segundo ele, pode ser dividida em diferentes etapas:
Destocamento e limpeza de camada vegetal
O primeiro passo é realizar a retirada das árvores existentes. Em seguida, conforme Tiago Duda, “é necessário retirar as raízes (destocamento) e a camada vegetal sobre o solo. Todas as raízes e material vegetal devem ser retirados e despejados em local apto a recebê-los”.
Demolição e escavação
A demolição, segundo Duda, “consiste em retirar toda a edificação ou construção existente no local para receber o novo projeto”.
Já a escavação “é a etapa em que é retirado o excesso de solo até atingir o nível desejado”.
Aterro
O aterro é realizado quando o nível do solo está abaixo do projetado. “É necessário executar a regularização para receber a edificação”, explica.
Drenagem
A etapa de drenagem tem como objetivo retirar a umidade presente no solo, “a fim de obter um grau de compactação necessário durante a execução do aterro ou para escoar o acúmulo de águas pluviais, evitando a saturação do solo”.
Compactação do solo
A compactação do solo tem a finalidade de atingir um determinado grau de resistência.
“O aterro deve ser feito por camadas, em torno de 20 a 30 centímetros por camada, com o solo na umidade correta, o rolo compactador tipo pata (pé de carneiro) passa vibrando, camada por camada, até atingir o nível necessário”, explana.
Equipamentos para o sucesso da terraplanagem
O sucesso da terraplanagem vai depender da utilização de alguns equipamentos essenciais. “Cada etapa necessita de um determinado equipamento para a sua execução, sendo que a escolha correta influenciará no custo e na produtividade”, aponta Tiago.
Pá carregadeira
Tiago explica que “a pá carregadeira é um equipamento de grande porte utilizado em diversas situações, como movimentar materiais, carregamento de caminhões, nivelamento de terrenos e serviços que demandam uma força a mais do equipamento”.
Escavadeira hidráulica
Já a escavadeira hidráulica tem como principal função realizar escavações no terreno. “Eficiência e produtividade são os diferenciais deste equipamento, que consegue remover raízes e uma grande quantidade de solo em poucos minutos”, destaca Tiago.
Retroescavadeira
Sobre a retroescavadeira, o convidado explica: “a retroescavadeira é uma fusão da escavadeira hidráulica com a pá carregadeira. Ela executa um misto das duas máquinas, sendo ideal para áreas menores”.
Minicarregadeira
Para espaços menores, a minicarregadeira é uma ótima opção. “Ela é ágil e robusta, tendo uma grande importância em obras com mobilidade reduzida”, cita.
Miniescavadeira
Conforme o Engenheiro Civil Tiago Duda, a miniescavadeira é a “versão reduzida da escavadeira hidráulica, utilizada em locais de difícil acesso para escavações”.
Motoniveladora
A motoniveladora é utilizada na fase de acabamento da terraplanagem. “Responsável pelo nivelamento final e espalhamento de camadas superiores como base para pavimentos”, detalha.
Trator de esteira
O trator de esteira tem capacidade para nivelar grandes áreas e espalhar terra em maiores quantidades.
“Geralmente são equipamentos com lâminas frontais, mas é possível encontrar pás carregadeiras de esteiras”.
Rolo compactador
O rolo compactador, segundo Duda, é o “equipamento disponível para compactação de terra, brita ou asfalto.”
Ele acrescenta: “para compactação de solo é utilizado o modelo pata (pé de carneiro) e em compactação de brita e asfalto podem ser utilizados os modelos como chapa-chapa ou chapa-pneu”.
Como aumentar a eficiência da obra de terraplanagem?
Para o Engenheiro Civil Tiago Duda, quando se fala em eficiência de uma obra de terraplanagem, é precisopensar na equipe que está realizando o trabalho.
“O profissional correto, além de estudar todo o projeto buscando as melhores soluções, irá escolher quando os equipamentos e fases da obra devem entrar em execução”, opina.
Segundo Tiago, “cada fase tem que ser executada seguindo o cronograma planejado evitando atrasos ou retrabalhos”.
Para encerrar, o convidado dá uma dica aos leitores. “Sempre consulte um especialista na área para acompanhar todas as etapas, desde a compra do terreno até a etapa de acabamento da sua obra”, finaliza.
A terraplanagem é uma etapa essncial na obra, baixe também o Guia do cronograma de obras: