As telas soldadas em construções de concreto armado apresentam uma série de benefícios para as obras. No entanto, para isso, é essencial optar por materiais de extrema qualidade.

Para falar um pouco mais sobre as telas soldadas, entrevistamos o diretor do Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS), João Batista Rodrigues da Silva. 

Venha conosco e confira a entrevista na íntegra. Boa leitura!

O que são as telas soldadas para concreto?

O Instituto Brasileiro de Telas Soldadas conceitua as telas soldadas como “Uma armadura pré-fabricada, destinada a armar concreto, em forma de rede de malhas, constituída de fios de aço longitudinais e transversais, sobrepostos e soldados em todos os pontos de contato (nós), por resistência elétrica (caldeamento)”.

Ou seja, é uma armadura constituída de barras e/ou fios de aço que são ortogonais entre si. Dessa forma, eles são sobrepostos e soldados por resistência elétrica. 

Como são feitas as telas soldadas?

De acordo com João Batista Rodrigues da Silva, o processo de produção da tela soldada deve seguir as seguintes premissas:

  • matéria-prima com baixo teor de carbono;
  • a relação entre diâmetros das barras, fios ou barras e fios soldadas entre si, deve atender a seguinte condição: d2/d1 ≥ 0,55, onde, d1 = maior diâmetro e d2 = menor diâmetro, ABNT NBR 5916;
  • profundidade de penetração entre fios “e”, deve estar entre 5 e 6%;
  • controle da corrente de soldagem em kA;
  • controle da pressão nos eletrodos da máquina de soldagem, F = (50 x d) – 100 (kp), onde, “d” é o fio de menor diâmetro;
  • controle do tempo de soldagem (ts = d2/10 + 1), onde, “d” é o fio de menor diâmetro.

Quais são as vantagens de utilizar a tela soldada em construções de concreto armado?

De acordo com Silva, as telas soldadas apresentam vantagens tanto técnicas quanto econômicas. Conheça quais são elas.

Apresenta maior produtividade

As telas soldadas conferem maior produtividade ao processo de montagem das armaduras se comparadas com o sistema convencional (vergalhão).

Garante um espaçamento uniforme 

Devido ao processo de produção das telas soldadas, os espaçamentos entre fios do painel são rigorosamente uniformes. 

Assim, o material posto na forma é muito mais próximo do projeto de armação elaborado pelo projetista da estrutura.

Promove mais racionalização para as obras

O projeto em tela soldada detalha a posição correta de cada painel de tela. Assim, a montagem da armadura se torna mais simples e rápida, minimizando a possibilidade de ocorrência de erros.

Apresenta redução no consumo de aço

Na conversão de um projeto onde foi especificado aço CA 50 para tela soldada teremos uma redução em peso de aço na ordem 17%.

Isso acontece devido à diferença de tensão que existe entre o aço vergalhão CA 50 e a tela soldada que é produzida em aço CA 60, sem nenhum prejuízo à seção de aço especificada pelo projetista da estrutura.

Reduz os desperdícios

O projeto detalhado em tela soldada analisa como o painel de tela está sendo cortado para que a sobra seja reaproveitada no mesmo projeto, objetivando, dessa forma, perda zero ou próxima de zero. 

Caso contrário, o projeto em tela pode ser inviável economicamente.

Garante mais confiabilidade no posicionamento da tela

O painel de tela composto por fios/barras soldados entre si se torna uma peça rígida; assim, seu posicionamento dentro do elemento estrutural é mais confiável. 

Podemos dizer que essa garantia se reflete do cobrimento da armadura pelo concreto e que irá refletir na vida útil da estrutura estimada no projeto.

Apresenta um maior controle da fissuração do concreto

A aderência da tela soldada ao concreto se dá pela superfície do aço (CA 60 nervurado) somado com as regiões das juntas soldadas que tem alta resistência ao cisalhamento.

Dessa maneira, essa combinação de fatores confere à tela soldada controle maior da fissuração do concreto quando comparado com o vergalhão (aço solto).

Garante uma conferência muito mais rápida

Pelo fato de a tela soldada ser comercializada em painéis seu recebimento/conferência é mais rápido e simples, dispensando a pesagem do material.

Além disso, para liberar a concretagem da estrutura há a necessidade de conferir a armadura montada.

No caso das telas, esse processo é mais simples — basta conferir o tipo da tela, número de malhas na emenda e o comprimento da ancoragem.

Garante a qualidade

O certificado de qualidade deve ser solicitado pelo consumidor e fornecido pelo produtor atestando que as características preconizadas nas normas ABNT NBR 7481 e ABNT NBR 5916 estão garantidas.

Gostou de aprender mais sobre as telas soldadas? Então leia também: Três tendências de construção em concreto para 2022.