Apesar da modernização constante dos materiais utilizados na construção civil e das formas de aplicá-los, os alagamentos ainda são realidade em muitas cidades do país.
Em muitos casos, a situação que causa os alagamentos não é simples de resolver, e os engenheiros responsáveis precisam de projetos minuciosos e trabalhosos. Entretanto, em outros, uma solução eficaz seria a aplicação de pavimentos permeáveis de concreto.
Por possuir uma grande capacidade de absorção da água das chuvas, o pavimento permeável se tornou um grande aliado do meio ambiente e pode ser visto em parques, calçadas, estacionamentos e muitos outros locais.
Para entender melhor o assunto, conversamos com José Tadeu Balbo, professor titular em Infraestrutura de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Laboratório de Mecânica de Pavimentos. Continue conosco e boa leitura!
O que é o pavimento permeável?
O pavimento permeável é constituído, de acordo com o professor José Tadeu Balbo, por revestimento e base em material poroso.
“Ambas as camadas são necessárias para um pavimento ser considerado permeável. O material de revestimento pode ser o open graded asphalt ou o concreto permeável”, explica.
Sobre a permeabilidade, Balbo acrescenta: “Sua permeabilidade mínima frente às precipitações deverá ser de 0,1 cm/s para ser considerado funcionalmente permeável”.
Com o passar do tempo, segundo Balbo, é natural que a permeabilidade diminua devido à infiltração de sólidos e de matérias orgânicas que acabam aderindo aos poros internos.
“Necessitam de manutenção toda vez que a taxa de infiltração se aproxima de valor limite, empregando-se simultaneamente aspiração e lavagem sob pressão”, ressalta.
Qual a tecnologia por trás do pavimento permeável?
Quanto à tecnologia presente no pavimento permeável, Balbo explica:
“O maior requisito do concreto permeável é manter, em estado fresco, a pasta de cimento bem aderida e com viscosidade adequada para não precipitar para o fundo da camada”.
O convidado ressalta que a dosagem deve ser pautada pela relação cimento/agregados.
“Pode conter pigmentos para dar coloração, sendo de aplicação basicamente manual e rudimentar, sem necessidade de adensamento. A rolagem serve mais precisamente para dar planicidade à superfície do concreto”, acrescenta.
Segundo ele, plastificantes e controladores de viscosidade também são utilizados na constituição do pavimento permeável.
“ A camada de concreto possui de 15% a 35% de vazios, enquanto a camada de base (brita mal graduada ou RCD, por exemplo) deverá ter, no mínimo, a mesma porosidade que o revestimento e, no máximo, 40%”, destaca.
A normatização brasileira, de acordo com Balbo, é mais aplicável a blocos e placas de concreto permeáveis.
“Sendo que a aplicação in loco do concreto massa ainda é carente de normas que estabeleçam critérios de dosagem, aplicação e de manutenção periódica, essa sim fundamental para se evitar um ‘elefante branco’, posto que o custo do pavimento permeável é elevado”, avalia Balbo.
Quais as aplicações do pavimento permeável?
O pavimento permeável possui diferentes aplicações. O professor José Tadeu Balbo elenca as principais:
“Estacionamentos de veículos (com critérios de cálculo estrutural confiável), ciclovias, praças públicas, calçadas, passeios, condomínios residenciais, áreas de lazer, pisos residenciais externos, entre outras”, cita.
Quais os benefícios das cidades com pavimento permeável?
A principal vantagem do uso do pavimento permeável é, segundo Balbo, “permitir a infiltração de água pelo solo”, contribuindo, assim, para evitar o acúmulo de água das chuvas na superfície.
Alagamentos
Conforme Balbo, a principal função do pavimento permeável não é controlar os alagamentos, situação esta que pode ser melhorada com a aplicação do material.
“Sua função é permitir a infiltração de água pelo solo, se este for permeável, evitando impermeabilização”.
E acrescenta: “Também poderá ser um sistema-reservatório para parcialmente diminuir a velocidade do escoamento pluvial para os equipamentos de micro-drenagem urbana”.
Em locais onde ocorrem alagamentos frequentes, a obstrução antecipada é algo que pode ocorrer facilmente. “Em áreas de alagamentos, o pavimento permeável estará sujeito ao entupimento precoce e muitas vezes irreversível, acabando com sua funcionalidade”, completa.
A sustentabilidade em pavimentos permeáveis
O concreto permeável é um grande aliado do meio ambiente. Balbo cita algumas das vantagens da utilização deste material.
“Diversas vantagens ambientais podem ser obtidas além do controle do fluxo superficial de águas pluviais: maior segurança aos usuários, melhoria no albedo urbano em cânions de edifícios, filtragem de águas escoadas para reuso não antrópico”, cita.
O entrevistado acrescenta: “Reservar águas pluviais para jardinagem de parques públicos, minimizar as ilhas de calor urbano, entre outras”.
Entre as desvantagens, Balco cita apenas uma: “Os custos e a manutenção periódica consciente e ordenada”, finaliza o convidado.
O Construindo Conhecimento está disponível on-demand para você! Confira o Congresso Internacional de Pavimento Urbanos de concreto! São seis palestras, dentre elas: O Êxito dos Pavimentos Urbanos de Concreto na América Latina do Eng. Diego Jaramillo Porto.. Compre agora o seu acesso!