O maior evento da cadeia construtiva latino-americana entra em seu segundo dia, com ainda mais público movimentando seus corredores.
Nesta 15ª edição do Concrete Show, os mais de 400 expositores – sendo 60 deles estreantes – trouxeram para a área de cerca de 32 mil m² muita tecnologia e soluções criativas que, além de modernizar os canteiros espalhados pelo País, prometem tornar as obras mais ágeis, sustentáveis, além de aumentar sua eficiência e durabilidade.
Ainda não fez a sua inscrição? O Concrete Show acontece de 6 a 8 de Agosto, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Esperamos por você!
Expositores do Concrete Show 2024
Entre as soluções apresentadas na Feira estão os aços com baixa emissão de carbono da ArcelorMittal e os vergalhões com grafeno da Vergraf.
Chamou a atenção também as novidades das produtoras de aditivos para concreto, como a MC Bauchemie Aditibras, PUCAD e Viapol, que vieram com soluções para tornar o concreto ainda mais resistente.
Entram neste hall as fibras desenvolvidas com aço, vidro, PVA, nylon, carbono, polipropileno e basalto, da Camargo Química. A Concrefiber também trouxe fibras estruturais e outras soluções para o concreto. Entre os lançamentos também estão as argamassas de alta performance e acabamento de primeira qualidade que emite menos CO2, produzidas pela Votorantim.
Outra tendência que já virou realidade é a impressão em 3D. A empresa Sika, em conjunto com outros parceiros, mostrou que é possível usar esta tecnologia para imprimir casas de alta durabilidade e conforto em até 60 horas.
A automação também se faz presente nestes dias, como as soluções robóticas, da Arcmex; além de softwares que gerenciam todas as fases de uma obra, como os da Multiplus.
Outros expositores que atraíram muitos interessados foram os fornecedores de alvenaria industrializada, entre eles a JH Pré-moldados, especializada em galpões mais resistentes aos efeitos das mudanças climáticas.
Acesse o mapa interativo e planeje a sua visita!
Praça da Alvenaria e Pavimento Intertravado
Amplamente disseminada no Brasil, a alvenaria racionalizada ganhou um espaço dedicado nesta edição: a Praça da Alvenaria e Pavimento Intertravado, que reuniu 10 expositores para demonstração da utilização deste modelo de construção. “Tem sido um verdadeiro sucesso. Contamos com empresas parceiras que compõem o espaço apresentando seus produtos e estão todos satisfeitos e otimistas com o grande número de visitantes em busca de mais conhecimento sobre este sistema construtivo. Eles, inclusive, tiveram a oportunidade de ver exemplos práticos no Espaço”, diz um dos idealizadores, Paulo Manzini.
Segundo dia do Congresso Construindo Conhecimento
Durante três dias de evento, o Congresso Construindo Conhecimento, voltado para profissionais da cadeia construtiva, reúne palestras exclusivas, convidados internacionais e muita troca de experiências. São 50h de conteúdo exclusivo com o macrotema “O Futuro do Concreto na Infraestrutura Urbana”.
3º Seminário ABESC de Paredes de Concreto para Prédios Altos
Sócio da Signo Engenharia e coordenador do Núcleo Parede de Concreto, o engenheiro civil Ary Fonseca Jr apresentou o momento atual das paredes de concreto, técnica que ele considera perfeita não apenas para empreendimentos imobiliários, mas também para a industrialização do país.
Segundo Ary Fonseca, as vantagens vão além da necessária estabilidade e segurança dos arranha-céus, mas também impactam em questões como o isolamento térmico e acústico, e principalmente na precisão dos cálculos e no controle do ambiente e das etapas de uma construção.
“Em obras na indústria, você simplesmente não pode errar. A medida é o milímetro. Felizmente, o modelo das paredes de concreto permite que o engenheiro utilize sistemas industriais no processo, o que melhora a previsibilidade das etapas da obra. Eu digo sem medo de errar que esse é hoje um sistema consolidado no Brasil, usado em todos os estados, com uma cadeia de fornecedores absolutamente preparada, do concreto ao projetista, e cada um buscando ocupar seu espaço nesse ambiente crescente”, afirmou o engenheiro.
16º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho
O 16º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho discutiu quais são os cuidados e precauções que devem ser tomadas para obter a concretagem de qualidade do piso em qualquer obra.
Enquanto Milton Carvalho Júnior, diretor de comunicação e marketing da ANAPRE, mediou o painel “Projeto para Piso de Concreto”, Wagner Gasparetto, diretor-presidente da LPE Engenharia e presidente da ANAPRE, dissertou seus conhecimentos ao público presente.
“Quando buscamos piso de qualidade, precisamos começar a pensar no solo. Através do primeiro reconhecimento do terreno, temos condição de saber se aquele solo tem capacidade de carga desejado pelo cliente e quais sucessos precisamos para não ter insucesso”, explicou Wagner.
Seminário ABCIC – A Industrialização da Construção em Concreto – Soluções Sustentáveis para as Edificações
O primeiro painel do Seminário ABCIC trouxe uma visão diferente de sustentabilidade: a de adaptar as malhas urbanas sem atrapalhar o fluxo da cidade, como terminais urbanos, shoppings, estacionamentos, entre outros tipos de construção.
Arquiteto e diretor na JLM Arquitetura, Jayme Lago Mestieri apresentou seus pontos durante o painel “A Arquitetura, a Industrialização da Construção e a Importância da Pré-Fabricação em Concreto”, também demonstrando exemplos de importantes construções concluídas e em andamento que estão seguindo esse modelo.
“Sustentabilidade a gente define muito pelo impacto que o projeto vai gerar no bairro. Eu vejo como sustentabilidade ter que adaptar a malha urbana. São coisas que não vão estar no material da matéria-prima, mas tem muito como diminuir o impacto”, explicou Jayme.