Novidade no Concrete Show 2024, a Praça da Alvenaria Industrializada e Pisos Intertravados oferece aos visitantes uma visão abrangente e atualizada sobre as inovações que estão moldando o futuro da construção civil.
Em cerca de 300m² de atração, este projeto apresenta os avanços mais recentes em alvenaria racionalizada. Na Praça da Alvenaria, os visitantes podem acompanhar demonstrações de produtos e participar de palestras com grandes players do setor.
Elaborado por Fernando D’Áscola, gerente de Produto do Concrete Show, e Paulo Manzini, idealizador da Casa Cerâmica, o espaço tem o objetivo de apresentar produtos que seguem as premissas da alvenaria racionalizada, destacando a rapidez, a tecnologia e o desempenho.
No espaço dedicado à Praça da Alvenaria, o centro possui a área de palestras, e, em volta, as empresas expositoras apresentam suas soluções. Paulo Manzini conta que essa área de circulação foi criada para despertar o interesse dos visitantes e integrar produto e conteúdo.
“O visitante tem os produtos e detalhamento técnico construtivo que ele pode acessar e enxergar um raio-x das paredes para entender tudo o que pode ser aplicado no setor. E então ele também verifica que tem palestras que pode assistir”.
Por isso, além da grade completa de conteúdo, a Praça da Alvenaria conta a presença de 10 marcas: Oterprem, Optimas, Glasser, Columbia, Intercity, Anhanguera, Tatu, Embu, Equipaobra e Solpi, além do apoio das principais entidades do setor da construção como, por exemplo Sinduscon-SP, Associação Bloco Brasil, ABCP e Sinaprocim/Sinprocim, reforçando a importância e o impacto desse evento para o setor.
Para exemplificar melhor a dinâmica do espaço, Manzini explicou uma das soluções apresentadas no espaço. “Em uma situação de apartamentos vizinhos, em que um dormitório é vizinho a uma cozinha, deve existir uma produção de 49 decibéis de condutibilidade. Aqui apresentamos, não só as soluções, como também o detalhe construído e o equipamento acústico, mostrando para o visitante como se mede e como funciona em uma situação de construção”, explica.
Alvenaria Industrializada: eficiência e economia
Este modelo construtivo é reconhecido por reduzir improvisos e retrabalho nas obras, além de garantir precisão e eficiência desde a elaboração do projeto até a execução.
Em conversa com o Concrete Show Digital, Mazini também destacou as questões de economia e sustentabilidade. O especialista explicou a alvenaria industrial por meio de uma analogia com peça de Lego. De acordo com o especialista, as peças da alvenaria são como o jogo, e, quando seguimos o manual e encaixamos as peças, o produto não deve ter sobra.
“Não sobra produto e não tem cortes ou quebras, porque apesar do detalhe elétrico, do detalhe hidráulico, tem os pontos já planejados e aí é só montar o jogo, com zero desperdícios, zero quebra”, pontua, e finaliza explicando que o resultado desse tipo de alvenaria pode apresentar uma economia de até 30% em relação ao modo convencional, além de velocidade de obra e economia de tempo.
Ainda não fez a sua inscrição? O Concrete Show acontece de 6 a 8 de Agosto, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Esperamos por você!