É sabido que o alto tráfego de pessoas, máquinas ou veículos pode causar danos consideráveis à estrutura de pisos de concreto. 

Para superar esses eventuais danos, o autonivelante cimentício atua de forma a recompor a argamassa em uma recuperação superficial de grande utilidade.

Coordenador de Mercado da Saint-Gobain, empresa especialista em produtos para construção, Esli Machado conversou com o Concrete Show sobre o assunto.

Veja neste artigo algumas dicas que o especialista deu para o uso do autonivelante cimentício na recuperação superficial desses pisos!

O que é a recuperação superficial de pisos de concreto de alto tráfego com autonivelante cimentício e como ela funciona?

Machado começa explicando que o autonivelante cimentício “é uma argamassa fluida de alta resistência que suporta tráfego intenso, recompõem a argamassa superficial do piso de concreto, promovendo maior desempenho no pavimento.”

Desta forma, o uso do material faz com que a recuperação desses pisos se dê de forma mais simplificada e com excelência para os fins propostos.

Quais são os principais desafios enfrentados em relação à manutenção de pisos de concreto em áreas de alto tráfego?

Falando sobre os desafios para a manutenção dos pisos de concreto em áreas com tráfego elevado, Machado observa que “materiais para esta aplicação precisam atingir resistências à abrasão.”

Ele destaca ainda que eles precisam ter “aderência muito elevadas para evitar patologias de desgaste prematuro, desplacamento e aparecimento de fissuras.”

Como o autonivelante cimentício se diferencia de outros métodos de recuperação de pisos de concreto e quais são suas vantagens?

Abordando as diferenças entre o autonivelante e outras técnicas para recuperação superficial de pisos de concreto, o especialista da Saint-Gobain reforça o fato de que esta modalidade apresenta vantagens no tempo e forma de aplicação.

“O autonivelante por ser um processo simples e rápido se diferencia de outras técnicas, outros processos adotados possuem um custo mais elevado ou um tempo de execução e liberação para uso bem maior”, resume Machado.

Exemplos práticos de sucesso na aplicação de autonivelante cimentício para a recuperação de pisos de concreto

A nosso pedido, Machado apontou exemplos de sucesso no uso do autonivelante cimentício para a recuperação dos pisos de concreto. Ele detalha:

“Possuímos vários casos de sucesso em área industriais como cervejarias, fábricas de elevadores, áreas comercial e residenciais, com obras de até 12.000m² já executadas”, relata. 

Ele prossegue, destacando que a empresa onde atua já possui, hoje, “mais de 100.000 m² aplicados em obras que já estão em uso há mais de 9 anos.”

As tendências atuais no campo da recuperação de pisos de concreto e o papel do autonivelante cimentício nesse cenário

Destacando as tendências nesse tipo de processo da construção civil, Machado ressalta que, “hoje a indústria de produtos para recuperação e proteção de pisos de concreto focam nesta linha de produtos.”

Ele complementa, observando que: “devido a agilidade na execução e conseguimos recuperar pisos com espessuras que alguns sistemas mais tradicionais não atendem.”

Finalizando, ele diz crer que, por suas características, “o autonivelante cimentício tende a ocupar uma grande parcela deste mercado de recuperação.”

Quer seguir se informando? Então, leia agora nosso texto sobre concreto para fundação: características e especificações!