As barras GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado com Fibra de Vidro), podem trazer uma série de vantagens competitivas para a construção civil por apresentarem características de flexibilidade e resistência.

Entre suas utilidades em obras destacam-se o uso em projetos como viadutos e estradas, a utilização em pisos e a aplicação em estruturas de concreto armado, para citar apenas alguns exemplos.

Para entender que elas são, como funcionam e de que forma tais barras podem auxiliar o setor construtivo brasileiro, conversamos com o engenheiro Wagner Gasparetto, diretor da LPE Engenharia e Consultoria e diretor de marketing da ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho.

Confira mais do que ele compartilhou conosco sobre o tema!

O que são as barras de GFRP e como elas estão sendo utilizadas na indústria da construção civil?

“Confeccionadas a partir de polímero reforçado com fibra de vidro, as barras de transferência demonstram ser excelentes como elementos para transferência de carga nas juntas em pisos e pavimentos rígidos, conhecidos por sua durabilidade”, esclarece Gasparetto.

Por sua característica de longa vida útil, as barras de GFRP ajudam a tornar os projetos mais duradouros e seguros, fatores de extrema relevância no setor.

Vantagens e benefícios das barras de FRP em comparação com outros materiais de juntas para pisos industriais

Segundo o engenheiro da LPE e Anapre, as principais vantagens das barras de FRP são: 

  1. Dispensa pintura oxidante; 
  2. Produto mais leve, reduzindo mão de obra
  3. Não conduz eletricidade; 
  4. Menor risco operacional;
  5. Maior durabilidade; 
  6. Custo competitivo.

Como a escolha das barras de FRP (como carbono, vidro ou aramida) influencia o desempenho das juntas de pisos industriais?

Falando sobre os diferentes modelos de barra GFRP existentes, Gasparetto comenta que a opção selecionada deve ser compatível com as necessidades para as quais as barras serão utilizadas, obedecendo o projeto estrutural da obra.

“A escolha deve ser feita à luz da técnica e desempenho de cada produto, visto que as barras de transferência são fundamentais para a eficiência das juntas por conta da transferência de cargas”, ressalta nosso entrevistado.

Exemplos práticos de projetos que demonstram a eficácia das barras de GFRP em juntas de pisos industriais

Falando sobre o uso das barras de GFRP no canteiro de obras, Gasparetto ressalta sua experiência pessoal na empresa onde atua com o material.

“A LPE Engenharia tem especificado o uso das barras de transferência em pisos e pavimentos de concreto como a alternativa em substituição das barras de transferência de aço, adotando a mesma bitola, comprimento e espaçamento entre barras”, comenta ele.

Apesar de seu uso ainda ser incipiente no Brasil, já existem outros exemplos da aplicação das barras de polímero reforçado com fibra de vidro em países como Estados Unidos, Rússia, China, Canadá, Itália e França.

Segundo um estudo sobre o tema realizado por Everton de Lima Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seções que usam as barras de GFRP suportam até três vezes mais esforços do que estruturas com barras de aço, o que faz com que o material seja uma opção mais resistente e econômica.

Aproveite e veja agora nosso conteúdo que fala da utilização e vantagens do vergalhão galvanizado a fogo!