Ao que tudo indica, o pedágio eletrônico Free Flow será uma solução revolucionária para as rodovias brasileiras.

Atualmente, o sistema automático de pedágio está em fase de testes no Brasil, sendo utilizado apenas na Rio-Santos, na BR-101, da concessionária CCR.

Recentemente, o governo federal visitou Portugal e a experiência do país europeu, segundo o Ministro dos Transportes brasileiro, deve ser usada a favor do Brasil com o intuito de modernizar as praças de pedágio.

Com a ajuda de Thiago Hidalgo Fernandes Pimentel, engenheiro elétrico e eletrônico e CEO do Mobizap, vamos entender agora como funciona esse sistema, principais vantagens e impactos. Continue a leitura para saber mais!

Entenda como funciona o sistema de pedágio eletrônico Free Flow nas rodovias brasileiras

Com a promessa de trazer facilidade e agilidade para os motoristas, o sistema eletrônico Free Flow está evoluindo a maneira como lidamos com as praças de pedágio, o que traz vantagens também para a pavimentação.

Mas, como funciona exatamente o sistema de pedágio eletrônico Free Flow? Segundo Pimentel, ele vem para automatizar as cancelas de pedágios, assim como já acontece na Europa e na América do Norte. 

Basicamente, é um pórtico que faz a captura da placa ou da tag do veículo cadastrado no sistema que irá gerar o valor da cobrança”, explica nosso entrevistado.

“O valor virá em uma fatura, mas se o motorista não tiver um meio de pagamento cadastrado, há um prazo para fazer a regularização. Porém, se não realizar o pagamento, estará sujeito às penalidades de multas de trânsito”, acrescenta ele.

O pedágio eletrônico Free Flow e a agilização do fluxo de veículos nas rodovias brasileiras

Um dos objetivos da implantação do sistema Free Flow é tornar as rodovias mais ágeis, afinal os motoristas não precisarão mais parar os veículos para pagar a tarifa de pedágio. 

Com o pedágio eletrônico Free Flow não será mais necessário parar na cancela ou reduzir a velocidade do carro para 40 km/h, por exemplo, no caso das pessoas que possuem tag”, destaca Pimentel.

“O motorista poderá passar na velocidade da via que os equipamentos com antenas e câmeras do sistema farão a identificação de forma automática e a cobrança virá depois pelo cartão cadastrado na placa ou tag”, complementa.

As principais vantagens do pedágio eletrônico Free Flow para a pavimentação das rodovias

Segundo Pimentel, a diminuição do atrito, já que não haverá mais desaceleração e frenagem próximo às praças de pedágio, é um dos principais benefícios do pedágio eletrônico Free Flow para a pavimentação das rodovias.

Esse fator implicará no aumento da vida útil da pavimentação asfáltica e também contribuirá para a diminuição das filas nas praças de pedágio. 

“Principalmente os caminhões, com essa tecnologia, podem evitar jogar todo o peso central para a frente, contribuindo para a não deterioração das rodovias, além de economizar pavimento, combustíveis e até reduzir os gastos com manutenção do veículo”, frisa o CEO do Mobizap.

Impactos positivos do pedágio eletrônico Free Flow na segurança viária e na redução de acidentes nas estradas

O pedágio eletrônico Free Flow também traz benefícios para a segurança das estradas, contribuindo de forma significativa, inclusive, para a redução de acidentes.

“Com o pedágio eletrônico Free Flow é possível reduzir as filas de carros e o pavimento terá maior durabilidade nas vias, já que não haverá desaceleração pontual dos carros”, cita Pimentel.

“Além disso, a viagem poderá levar menos tempo, pois não haverá ponto de atrito. Os motoristas podem economizar no combustível e com manutenção nos freios”, complementa ele.

“Por não ter redução de velocidade e paradas nos pedágios, o risco de acidentes também é reduzido”, finaliza o especialista do Mobizap.

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