O pavimento de concreto vem ganhando cada vez mais espaço não apenas no Brasil, mas em todos os outros países da América Latina. Ao longo dos anos, a pavimentação rígida vem se mostrando sustentável, durável e econômica para as cidades.

A cidade colombiana de Barranquilla é uma das muitas onde a pavimentação de concreto já é realidade na maior parte da malha viária. Até o momento, 80% das pavimentações urbanas são feitas de concreto.

Durante o Concrete Show 2022, Diego Jaramillo Porto, Engenheiro Civil e Diretor de Pavimentos e Infraestrutura da Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FIHP) foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Pavimentos Urbanos de Concreto.

Para saber mais sobre os principais tópicos abordados durante a apresentação de Porto no evento, continue conosco no artigo abaixo. Boa leitura!

Avenida da Colômbia com mais de 275 mil m³ de concreto

No início da apresentação, Porto apresentou um vídeo onde mostra uma das principais avenidas de Bogotá, capital da Colômbia. Com 24 quilômetros de extensão e 12 pistas, a avenida possui mais de 275 mil m³ de concreto considerando apenas as pistas.

As vias urbanas, segundo Porto, têm uma dinâmica muito diferente dos pavimentos rodoviários. 

“Primeiro deve suportar cargas muito altas. O tráfego é cíclico porque vocês saem de casa e vão pro destino e do destino de volta para casa, diferentemente das rodovias onde as distâncias são mais longas e nas horas de maior congestão normalmente as vias colapsam”, apontou o especialista.

Ele prosseguiu: “Nas cidades é muito difícil fazer intervenções. Quando você faz uma intervenção, você praticamente tem muito pouca disponibilidade para fechar a rua, então não deve durar muito tempo.”

De acordo com Porto, 51% dos pavimentos urbanos da Colômbia são feitos em concreto, enquanto no Chile este número é ainda maior e soma 65%. 

Início em 1865: 157 anos de pavimentação urbana de concreto

O engenheiro civil também apresentou algumas lâminas sobre a história e a evolução da pavimentação de concreto. 

O primeiro pavimento urbano de concreto que se tem notícia foi construído em 1891 na cidade americana de Bellefontaine, em Ohio. 

Vantagens e benefícios da pavimentação urbana de concreto

Entre as vantagens de apostar na pavimentação urbana de concreto, Porto destacou a vida útil mais longa se comparado ao concreto tradicional, maior resistência para suporte de cargas, economia elétrica, versatilidade e durabilidade.

“É ideal em sistemas BRT (Bus Rapid Transit), suporta tráfego de mais de 300 milhões de eixos em 20 anos com diferentes tipos de ônibus, você vê dois tipos de ônibus diferentes, pois existe o articulado e o bi-articulado”, observou o painelista.

O pavimento de concreto suporta facilmente o peso dos ônibus que variam, de acordo com Porto, entre 32,5 e 45 toneladas de carga total distribuídas em 4 eixos.

Porto finalizou o painel internacional afirmando que o concreto deve ser o material escolhido quando o assunto é a pavimentação urbana. 

“O concreto é a melhor solução porque tem melhor preço, maior durabilidade, maior sustentabilidade e tem um grande impacto social”, concluiu o convidado.

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