A laje alveolar é uma solução pré-fabricada bastante utilizada na construção civil. À primeira vista o nome pode até parecer um pouco esquisito, mas ele deriva dos alvéolos existentes dentro das peças que tem como função deixar a laje mais leve.
Este tipo de laje utiliza, em sua formação, além dos alvéolos, painéis de concreto protendido que estão tanto na parte superior quanto na base. Apesar de ser um produto com muitos benefícios, a sua utilização ou não dependerá de um estudo prévio feito pelo engenheiro responsável pela obra em conjunto com o fabricante da laje alveolar.
Para falar sobre o tema, conversamos com Alan Ferreira, Engenheiro Civil e proprietário da Puma, empresa referência em lajes alveolares no mercado brasileiro. Veja abaixo!
Como é produzida a laje alveolar?
Por serem placas protendidas, de acordo com Alan Ferreira, a laje alveolar passa por um processo de moldagem mecanizada em uma máquina extrusora ou moldadora.
“A máquina faz a conformação da peça na sua seção final ao longo de uma pista de 158 metros de comprimento. As peças têm a largura constante de 124,5 centímetros podendo ter uma variação nas alturas de 12, 15, 20, 26, 30 e 40 centímetros”, explica Ferreira.
Para a produção da laje alveolar é utilizado, ainda, concreto de elevada resistência característica à compressão (fck ≥ 45 MPa) e aços especiais (CP190) para protensão.
Como montar a laje alveolar?
O primeiro passo para montar uma laje alveolar é reunir uma equipe capacitada e que tenha recebido treinamento com este objetivo.
“É utilizado guindaste e dispositivos de içamento (cabos de aço, cintas, manilhas, entre outros) cuidadosamente dimensionados de acordo com o peso próprio de cada laje. O peso do painel servirá para o dimensionamento do guindaste que será utilizado na etapa de montagem das placas”, destaca o engenheiro.
Quais são as vantagens e desvantagens da laje alveolar?
Utilizar as lajes alveolares traz muitos benefícios para a obra, como explica Ferreira. Ele cita, inclusive, sete vantagens de optar por este material.
“A montagem é rápida e prática, podendo reduzir o cronograma de uma obra em até 60 dias, principalmente em obras de multipavimentos. A laje alveolar também elimina 100% do escoramento e possibilita trabalhos sob a laje, como pisos e instalações em geral, após montagem e chaveamento”, diz nosso convidado.
Ele acrescenta: “A laje alveolar traz de 10 a 20% de economia para a obra se comparado ao uso de lajes tradicionais, levando-se em conta materiais e mão-de-obra em relação à solução da laje final”.
“Ainda, este tipo de laje possibilita grandes vãos e maior flexibilidade aos projetos arquitetônicos, reduz o número de mão-de-obra direta empregada no canteiro de obras e reduz na fundação, pilares e vigas, com a adoção de vãos maiores”, completa.
Normas técnicas da laje alveolar
Sobre as normas técnicas da laje alveolar, Alan Ferreira destaca a principal:
- ABNT NBR 14861:2002: Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido – Requisitos e Procedimentos.
Esta norma tem como objetivo estabelecer requisitos e procedimentos que devem ser atendidos no projeto, durante a produção e também na montagem das lajes alveolares.
Como a laje alveolar impacta o projeto de pré-moldados?
A laje alveolar tem um impacto positivo, segundo Ferreira, no desenvolvimento de uma obra na área da construção civil.
“A laje alveolar racionaliza a obra como um todo por se tratar de um elemento estrutural também pré-fabricado, possibilitando uma obra limpa, rápida e industrializada”, finaliza o convidado.
A laje alveolar é um produto pré-fabricado. Já que estamos falando sobre este assunto, leia também nsoso artigo sobre “Pré-fabricados de concreto: a evolução no jeito de construir”!