O alumínio vem ganhando mais espaço a cada dia no setor da construção civil. Mas engana-se quem pensa que ele está presente apenas nos acabamentos, como esquadrias, fachadas e revestimento.
As formas de alumínio surgiram pela primeira vez nos Estados Unidos e já se tornaram populares nos canteiros de obras brasileiros. Com este material, as construções conseguem andar muito mais rápido. Contudo, é preciso observar alguns cuidados para que a forma não se movimente e a obra termine com as medidas diferentes do projeto.
O Seminário Paredes de Concreto para Edifícios Altos fez parte da programação do Concrete Show de 2022.
No evento, Mauricio Silva, Engenheiro Civil e Gerente de Serviço Técnico e Desenvolvimento de Produtos da Forsa, falou sobre “Formas de alumínio: eficiência e segurança”. Confira os melhores momentos!
Projeto SMART URBAN da Porto5
Mauricio Silva iniciou a apresentação falando sobre um empreendimento inovador construído na cidade de Pelotas, localizada na região Sul do Rio Grande do Sul, pela Porto5.
A obra compreende 6 núcleos, 18 torres, 16 andares por torre, 4 apartamentos por andar, 64 apartamentos por torre, 1.152 apartamentos no total e 96 andares de núcleo.
Assinada pelos arquitetos Gabriela de Assis Brasil Dionello da Porto5 e Raul Marques, a obra já está com unidades de 2 e 3 dormitórios à venda com áreas disponíveis de 62,81m² até 160,84m².
Desafios do projeto SMART URBAN
Uma obra do tamanho e complexidade do SMART URBAN da Porto5 trouxe uma série de desafios a todos que estavam envolvidos no projeto, principalmente arquitetos e engenheiros.
“Quando entregaram para nós o projeto, entregaram um núcleo, mas é um núcleo para três asas e as asas independentes do núcleo. As asas de apartamentos compartilham elevadores, escadas e alguns dutos. E as portas comunicam o núcleo com as asas”, explicou Silva enquanto mostrava imagens do projeto.
O engenheiro define a obra como “complexa”, e destaca algumas particularidades que vivenciou durante a execução.
“Nós tínhamos uma junta de 11,6 metros lineares, a gente tinha que subir o núcleo sozinho e depois entrarmos com as asas, mas para isso precisávamos que o núcleo ficasse alinhado certinho. A gente não tinha margem de erro”, lembrou.
Soluções técnicas: andaime “trepante” 1N com carro + misto
Continuando a explanação de como ocorreu a construção do SMART URBAN, Mauricio Silva falou sobre os andaimes utilizados na obra – um deles, inclusive, foi exposto no Mega Demo durante o Concrete Show de 2022.
Basicamente, o andaime sobe acompanhado pela forma. “O andaime vai atrás da forma. Então a queda de qualquer elemento é de, no máximo, 1,50 metros e fica preso, não são 20 andares de um martelo caindo”, exemplificou Silva.
Formas de alumínio em parede de concreto
Silva também falou sobre o uso das formas de alumínio em parede de concreto. Ele destacou a importância de entender que as formas se movem quando o concreto é colocado nelas. Qualquer centímetro pode dar diferença no resultado final da obra.
“A forma, do jeito que a gente bota o concreto nela, na velocidade e na altura que joga, a pressão que gera no pé da forma é tanta que ela tende a se movimentar ou tende a flutuar, você tem que assegurar o pé da forma”, ressaltou Silva, afirmando que pinos de aço são bons elementos para manter a forma firme.
Se você quer saber como foi feito o SMART URBAN do início ao fim e entender como funciona a movimentação das formas de alumínio, compre seu acesso às palestras do congresso Construindo Conhecimento na plataforma da Concrete Show 2022!