Especialistas são unânimes em apontar que o controle e redução do consumo de água é um dos principais aspectos para um futuro mais sustentável. Na construção civil, tal aspecto se torna ainda mais importante, já que, segundo dados do US Green Building Council, o setor consome mais de 20% da água tratada no mundo.

Como exemplo, para gerar apenas um metro cúbico de concreto são gastos atualmente de 160 a 200 litros de água. Além disso, consideram-se também gastos com água usada para as lavagens dos equipamentos e estruturas, entre outras ações que utilizam do precioso recurso na construção de edificações.

Para compreendermos mais sobre como economizar água na obra sem perder em eficiência, conversamos com Patrícia Fernandes, executiva de vendas B2G da PWTech, startup de filtros e purificação de água.

Continue acompanhando para conferir as opiniões dela sobre o tema!

A importância da economia de água na construção civil

Por ser finita, a água deve ser utilizada com parcimônia e cuidado. O mesmo se aplica ao gelo utilizado no resfriamento do concreto. Uma forma de diminuir esse impacto é reutilizando água de fontes naturais.

“É importante buscar fornecimento de água potável no local da obra, seja via poço ou pela captação de água da chuva e aproveitamento. Reutilizar algumas águas nos processos para fins não potáveis é o primeiro passo”, diz Fernandes.

A especialista reúne outras dicas que podem ajudar neste sentido. São elas:

  • Captação de água de chuva e utilização da água da chuva: em canteiros sustentáveis a prática é bastante comum. Isso porque, é fácil de ser feito, você pode usar coletor, tubulações e filtros.
  • Água de reuso: um sistema de captação e tratamento da água que vem de lavatórios, chuveiros, que possam ser utilizados em processo para fins não potáveis.
  • Redução do uso da mangueira: mesmo sendo muito prática, o consumo de água é muito maior, o recomendado é uso de baldes sempre que possível.”

Economia de água na obra dicas e práticas2.jpg

Benefícios da economia de água na obra

Diminuir o consumo de água no canteiro de obras pode trazer vantagens que vão da redução dos custos até a adoção das práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa), tão em voga nos tempos atuais e essenciais para empresas modernas.

Nas palavras da executiva da PWTech, “alguns usos do aproveitamento de água de chuva no canteiro seriam para usos não potáveis, como limpeza nos vasos sanitários e das rodas dos caminhões nas saídas para evitar o carregamento de terra nas vias e drenagem e utilizar equipamento hidrossanitários econômicos.”

Desta forma, é possível fazer com que as obras gerem menos impactos ao meio ambiente, agregando também em valor de imagem para a construtora, incorporadora ou empreiteira, que passam a ter melhor percepção do público.

Outro ponto é a possibilidade de se conquistar certificados de excelência ambiental, o que pode abrir oportunidades de negócios, tendo em vista que hoje é primordial que as empresas construtivas sigam os padrões sustentáveis.

Treinamento de funcionários para a economia de água na obra

Além de garantir que a água utilizada na construção seja majoritariamente proveniente de reutilização, treinar a equipe para realizar a redução desse consumo no dia a dia de trabalho também é de grande importância.

“Atividade de educação sempre é o caminho. Apresentar que a água doce é um dos nossos bens naturais mais valiosos, já que esse recurso não é mais abundante, pela crise hídrica do país”, ressalta Fernandes.

Ela destaca também que ações aparentemente simples, como desligar as torneiras quando não utilizadas, verificar e corrigir vazamentos e atentar-se para possíveis pontos de desperdício hídrico são vitais neste processo.

Outra opção pode ser apostar em equipamentos de purificação que utilizam água que de outra forma seria descartada, aproveitando-a para seu uso nas diversas etapas da obra, reduzindo os gastos e consumo de água.

Para saber mais, leia também nosso conteúdo sobre a importância da impermeabilização para a sustentabilidade!