O Concreto de Ultra-Alto Desempenho, ou CUAD, foi criado para atender às necessidades e desafios da construção civil. Seu uso de dá em obras que requerem mais resistência, e sua aplicação pode variar de acordo com cada projeto.
Para falar sobre este tipo específico de concreto, conversamos com o Engenheiro Civil Roberto Manera. Ele é o responsável técnico da Pedreira e Concretos Caxiense, empresa que há mais de 40 anos atua no fornecimento de brita, concreto, areia e argamassa.
Veja abaixo o que é o Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD), quais asão s suas principais características, onde ele é aplicado e como é possível a viabilização deste material nas obras brasileiras. Boa leitura!
O que é o Concreto de Ultra-Alto Desempenho?
Em meados de 1960, o setor da construção civil acompanhou o surgimento do Concreto de Alto Desempenho (CAD), um material mais resistente em comparação ao concreto convencional.
Com os desafios da construção aumentando a cada dia, surgiu a necessidade de criação do Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD) – o nome e sigla são traduções do termo em inglês Ultra-High Performance Concrete (UHPC).
“O Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD), também conhecido como Concreto de Pós Reativos (CPR), se caracteriza pelas elevadas resistências mecânicas e pela ausência de agregado graúdo”, explica o Engenheiro Civil Roberto Manera.
Quais as características do Concreto de Ultra-Alto Desempenho?
O Concreto de Ultra-Alto Desempenho possui algumas características específicas. O entrevistado Roberto Manera lista as principais:
- Ausência de agregado graúdo, aumentando a homogeneidade da mistura e diminuindo a possibilidade de falha vinculada a zona de transição;
- Utilização de sílica ativa, podendo chegar a 25% de substituição do cimento Portland;
- Emprego de agregado de quartzo, como agregado e também como fíler;
- Largo emprego de aditivos superplastificantes alcançando baixíssimas relações água/cimento entre 0,1 e 0,2;
- Aplicação de pressão sobre as peças nos primeiros estágios de endurecimento, enquanto a pasta permanece em estado plástico, a fim de aumentar a compacidade da mistura e diminuir os efeitos da retração química do cimento;
- Aplicação de tratamentos térmicos a fim de refinar os poros da microestrutura da pasta; e a incorporação de macro e micro fibras melhorando a ductilidade do material.
As aplicações do Concreto de Ultra-Alto Desempenho e sua máxima resistência
O Concreto de Ultra-Alto Desempenho é um material altamente resistente e, de acordo com Roberto, pode ser aplicado na construção das mais diversas estruturas.
“Destaca-se a sua utilização em peças esbeltas como pontes, viadutos e passarelas com resistência à compressão podendo chegar a 800MPa. Ainda, se pensarmos em estruturas treliçadas, o CUAD se torna especialmente interessante se empregado nos elementos submetidos à compressão”, cita Roberto.
Como viabilizar o uso do Concreto de Ultra-Alto Desempenho no Brasil?
Quanto à viabilização do uso do Concreto de Ultra-Alto Desempenho no Brasil, o Engenheiro Civil Roberto Manera crê que a sua disseminação será parecida com o que ocorreu com o concreto auto-adensável.
“Acredito que, inicialmente, a exemplo do que aconteceu com o concreto auto-adensável, o CUAD será aplicado nas indústrias de pré-fabricados, onde as condições de produção mais controladas vão viabilizar a sua utilização, bem como difundir as diversas possibilidades de sua aplicação”, finaliza o convidado.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e baixe também nosso material sobre “Características e aplicações dos tipos de concreto“”