O concreto dosado em central, também conhecido como concreto usinado, é entregue na obra pronto para aplicação. Todo o preparo é feito previamente e ao chegar no local ele já está misturado para uso.

O composto do concreto dosado em central tem uma maior fluidez se comparado ao concreto convencional, por isso precisa ser bombeado ao chegar no lugar de aplicação. 

Para falar sobre as aplicações e vantagens do concreto dosado em central, conversamos  com o Engenheiro Civil Alvaro Sérgio Barbosa Júnior.

Barbosa Júnior é Coordenador Técnico de Projetos e Programas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc) e também Coordenador e Docente do Grupo Yduqs e da Faculdade Embu das Artes (Faem).

Se você quer conhecer melhor as aplicações e vantagens do concreto dosado em central, continue conosco. Leia mais abaixo!

O que é o concreto dosado em central?

De acordo com Alvaro Sérgio Barbosa Júnior, a definição principal de concreto dosado em central é “melhorar a qualidade dos serviços”.

“O concreto dosado em central proporciona diversas vantagens que são facilmente observadas, entre as quais destacamos a eliminação das perdas de areia, brita e cimento; racionalização do número de operários da obra, com consequente diminuição dos encargos sociais e trabalhistas; maior agilidade e produtividade da equipe de trabalho”, enumera.

Barbosa Júnior complementa os benefícios da utilização do concreto dosado em central:

“Garantia da qualidade do concreto graças ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras; redução no controle de suprimentos, materiais e equipamentos, bem como eliminação das áreas de estoque, com melhor aproveitamento do canteiro de obras; e redução do custo total da obra”, explica.

Quais as aplicações do concreto dosado em central?

De acordo com Barbosa Júnior, o concreto dosado em central “pode ser aplicado em todos os tipos de obras, desde que obedecendo às Normas e procedimentos executivos especificados pelo projeto”.

A sua utilização proporciona uma maior durabilidade e qualidade da obra, além de ser um material versátil e que favorece as reduções dos custos de execução do projeto e tempo de realização.

Quando não é vantajoso usar o concreto dosado em central?

O entrevistado cita a necessidade de um terreno firme e limpo para que o caminhão betoneira possa chegar até a obra. Em locais de difícil acesso, o concreto dosado em central pode acabar não sendo uma opção vantajosa.

“Na obra, o trajeto a ser percorrido pelo caminhão betoneira até o ponto de descarga do concreto deve estar limpo e ser realizado em terreno firme, evitando assim o atolamento e as manobras difíceis que podem atrasar a concretagem em andamento”, explica.

“A circulação dos caminhões deve ser facilitada de modo que o caminhão seguinte não impeça a saída do caminhão vazio”, complementa.

Barbosa Júnior afirma, ainda, que a descarga do concreto deve ocorrer rapidamente. “Quando for lançado por meio de bombeamento ou quando grande número de caminhões estiver circulando, deve-se prever um local próximo à concretagem para que os caminhões possam aguardar o momento do descarregamento”, aconselha.

Diferenças do concreto dosado em central e concreto virado na obra

Existem quatro grandes diferenças entre o concreto dosado em central e o concreto virado na obra.

A primeira delas diz respeito à homogeneidade. O caminhão betoneira deixa o concreto dosado em central muito mais homogêneo se comparado ao virado na obra em betoneiras manuais.

Outra diferença está nos custos. A alta tecnologia aplicada no concreto dosado em central permitiu que ele se tornasse mais resistente com um custo de produção menor.

A produtividade da obra também aumenta quando é utilizado o concreto dosado em central, pois os trabalhadores não precisam gastar tempo fazendo o concreto virado. 

E falando em fazer o concreto na obra, essa atividade impacta diretamente na questão de espaço, pois é preciso ter um local para estocar os insumos, como brita e areia. Quando o concreto vem pronto, essa necessidade se extingue.  

Benefícios do concreto dosado em central na obra

Atualmente, de acordo com Barbosa Júnior, o concreto é um dos materiais de construção mais utilizados no Brasil. 

Ainda segundo ele, são três os grandes benefícios da aplicação do concreto dosado em central na obra. 

“A busca constante da qualidade, a necessidade da redução de custos e a racionalização dos canteiros de obras fazem com que o concreto dosado em central seja cada vez mais utilizado”, finaliza Barbosa Júnior. 

E já que estamos falando sobre concreto, convidamos você a conhecer quais patologias podem acometer este material e como evitá-las. Boa leitura!