A construção civil desempenha um papel significativo no consumo de recursos naturais e na geração de resíduos. Portanto, é essencial buscar soluções mais sustentáveis para garantir a durabilidade das estruturas e reduzir o impacto ambiental.
Nesse contexto, os compósitos na construção surgem como uma alternativa promissora. Eles são materiais formados pela combinação de dois ou mais componentes, geralmente uma matriz polimérica reforçada com fibras sintéticas.
Ao utilizar os compósitos na construção, é possível obter estruturas mais resistentes, capazes de suportar cargas elevadas e condições ambientais adversas.
Para abordar este tema, conversamos com Caio Tralba, Gerente Global de Marca & Experiência e Elton Guiguer, Gerente de Desenvolvimento de Produto, ambos colaboradores da Owens Corning. Confira!
O que são materiais compósitos e como eles estão sendo utilizados na indústria da construção civil?
Os materiais compósitos são feitos a partir da combinação de dois ou mais materiais com propriedades físicas e químicas distintas.
“Quando combinados, esses materiais geram propriedades muito superiores àquelas dos materiais componentes originais, além do compósito poder ser projetado para atender exatamente às necessidades de cada uma das aplicações”.
Na construção civil, conforme Tralba e Guiguer, os compósitos “são largamente aplicados desde a parte estrutural até o acabamento de um empreendimento tendo total flexibilidade de projeto com possibilidade de ajuste da propriedade final, acabamento, resistência à chama, cor, textura, etc”.
As principais vantagens dos compósitos em termos de resistência e durabilidade em comparação com materiais
Segundo os entrevistados, o uso dos compósitos na construção civil têm diferentes atributos.
“Entre as principais características estão a resistência química que confere a esses materiais alta durabilidade quando comparados aos tradicionais”, cita Tralba.
Outra questão importante é a leveza dos materiais compósitos. “Permite o aumento da produtividade das obras, minimização de riscos de segurança, otimização da construção off-shore, entre outras vantagens”, acrescenta Guiguer.
Os tipos de compósitos usados na construção civil e as aplicações onde são mais eficazes
Os compósitos utilizados na construção civil são bastante versáteis e possuem uma ampla aplicabilidade.
“Ao redor do mundo podem ser encontradas aplicações dos vergalhões, paredes, batentes, portas, banheiras, etc”, citam.
A eficiência e a eficácia são dois aspectos importantes que estão presentes em todas as etapas da obra.
“No projeto construtivo minimizando o peso das estruturas, na execução permitindo o aumento da produtividade e na obra pronta, praticamente eliminando necessidade de manutenção devido sua alta resistência química”, complementam.
O uso dos compósitos para melhorar a eficiência e a segurança nas infraestruturas
Os compostos têm sido amplamente utilizados em projetos de infraestrutura civil, como pontes, viadutos e túneis, com o objetivo de melhorar a eficiência e a segurança dessas estruturas.
“O processo corrosivo dos materiais estruturais tradicionais é um fato. Ao longo da vida útil das pontes, viadutos e túneis, as micro trincas e pequenas rachaduras permitem a passagem de água, sais provenientes de maresia ou de soluções de degelo (no caso de regiões frias)”, apontam.
Essas situações são responsáveis por iniciar o processo corrosivo dos materiais tradicionais (aço), levando à constante necessidade de manutenções e, em casos extremos, ao colapso das construções.
“Os materiais compósitos, especificamente os vergalhões, quando projetados conforme normas, além de trazerem produtividade à etapa de construção, eliminam o risco de corrosão da parte estrutural prolongando a vida útil e garantindo a segurança das pessoas”, esclarecem os convidados.
O papel da inovação para a aplicação de compósitos na construção civil
Conforme Tralba e Guiguer, existem mais de 40 mil aplicações catalogadas de compósitos ao redor do mundo.
“Esse número foi atingido graças a constantes pesquisas de novas combinações, novos produtos e novas aplicações”, destacam.
“Muitos grupos de pesquisa buscam entender melhor todos os aspectos da aplicação dos compósitos nesse mercado e implementar ações que garantam a perfeita utilização dos compósitos para que atendam às necessidades da obra com total segurança desde o projeto até a sua utilização”, finalizam.
Continue por aqui! Veja também nosso conteúdo sobre construção modular em concreto.