O desafio de aumentar a produtividade no canteiro de obras está ligado diretamente ao uso eficiente de insumos, materiais, equipamentos e da mão de obra. No que diz respeito às máquinas e aos equipamentos, entre os fatores que podem influenciar no ganho de tempo e segurança estão os caminhões betoneira, agora ainda mais leves.
Um exemplo desta evolução é a parceria entre a concreteira Supermix e a montadora Mercedes Benz. As empresas desenvolveram um conjunto do caminhão betoneira com capacidade de 8 m³ de concreto que, segundo as desenvolvedoras, é mais leve e compacto do que outros modelos disponíveis no mercado.
O caminhão betoneira foi apresentado no ano passado e traz uma cabine curta, tanque de combustível de 120 litros, caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio e balão de aço inoxidável especial, mais leve e muito reforçado. Além de priorizar a redução da tara do caminhão e a maior capacidade de carga útil, outro destaque é o interior da cabine, que visa assegurar conforto e ergonomia para o motorista.
O diretor de equipamentos da Supermix, Sérgio Lima, opina que há um entendimento entre os fabricantes de caminhões destinados ao transporte de concreto e os implementos betoneiras em desenvolver produtos cada vez mais leves. “Isso nos coloca em vantagem e com uma gama de opções para escolher as melhores condições que se ajustam às nossas necessidades”, diz Lima.
O executivo explica que uma das prioridades do projeto foi adequar o modelo às exigências de tráfego e de carga determinadas pela regulamentação em vigor. Isso significa aumento na produtividade, uma vez que é possível transportar mais carga com menos viagens, reduzindo o custo do transporte e ainda atendendo à Lei da Balança (legislação que determina o peso da carga dos caminhões).
Desafios no transporte do concreto usinado
O diretor de equipamentos da Supermix alerta para o fato que o treinamento dos operadores de caminhões betoneiras é determinante para superar um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que transportam concreto usinado nas cidades brasileiras.
“A dirigibilidade dos caminhões betoneiras é bastante dificultada pelos elevados centros de gravidade, dimensões e pesos, o que exige a condução em baixas velocidades no tráfego. Além disso, o concreto é altamente perecível em suas características físico-químicas. Por isso, são necessários treinamentos intensos para operadores com relação ao tráfego, domínio da máquina e o tratamento tecnológico da carga”, afirma Lima.
Vendas de caminhões betoneiras em alta
Dados da ANFIR (Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários) apontam que, entre janeiro e julho deste ano, a venda de caminhões betoneira no Brasil cresceu 123,21% na comparação com o mesmo período de 2020. O levantamento mostra que foram emplacadas 933 unidades para o transporte de concreto, ante o registro de 418 unidades no mesmo período do ano passado. O segmento é o destaque com o maior volume de negócios no setor de implementos rodoviários da linha leve (carrocerias sobre chassis).
Segundo a associação, a consistente recuperação da construção civil em 2021 é um dos fatores que está garantindo o crescimento das vendas de implementos rodoviários no Brasil. “Agronegócio e construção civil são nossos maiores clientes e foram os primeiros setores da economia a mostrarem sinais de recuperação”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
Concrete Show de ‘olho’ nos lançamentos dos últimos anos
O Concrete Show está sempre atento às novidades e aos avanços dos equipamentos utilizados na construção civil, em especial os que estão ligados à cadeia do cimento e do concreto. Na edição de 2020 do Concrete Show Xperience, o evento trouxe um lançamento da montadora Volvo, a VM Light Mixer, um caminhão mais leve com betoneira que transporta até um metro cúbico a mais de concreto.
Já na edição de 2019, a Convicta, empresa de equipamento para concretagem, lançou no evento a betoneira ultraleve. O equipamento é uma parceria com a montadora Volkswagen Caminhões e a siderúrgica Aperam. A betoneira foi projetada com aço inox especial da Aperam (chamado Endur) e redesenhada, em todo seu conceito, para perder peso. A betoneira ultraleve da Convicta tem 2,4 toneladas a menos do que um modelo convencional.
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