Você já conhece as propriedades da sílica ativa? Este material tem um grande valor no setor da construção civil por ser capaz de melhorar as propriedades do concreto quando incorporada a argamassa.

A sílica ativa é considerada um dos materiais essenciais para aumentar a ação do concreto, pois traz durabilidade, fluidez e uma maior resistência ao material. 

Se você quer entender mais sobre as diferentes aplicações da sílica ativa na construção, continue conosco. Entrevistamos Danila Ferraz, Principal Scientist da LatAm, que nos traz todas as informações do tema.

O que é sílica ativa?

Danila Ferraz explica que a sílica ativa, também conhecida como microssílica, é um subproduto da indústria metalúrgica. 

“Trata-se de   dióxido de silício, que oxida e condensa a baixas temperaturas formando a sílica fume em forma de pó ultrafino. Consiste em um polimorfo amorfo do dióxido de silício (SiO2) com pureza em torno de 85-98%”, detalha.

A sílica ativa é utilizada no concreto ou argamassa como “uma adição pozolânica amorfa de alta intensidade”.

“Em muitos casos, pequenas quantidades de ferro, magnésio e óxidos alcalinos também são encontrados na sílica”, informa a especialista.

Quais as principais características da sílica ativa?

Segundo Ferraz, a sílica ativa “apresenta-se em forma de pó ultrafino acinzentado, composto por partículas esféricas de distribuição de tamanhos de partículas que pode variar geralmente em torno de 0.1 – 0.3µm,  se estiverem dispersas”.

Contudo, na grande maioria das vezes, as partículas individuais se fundem formando pequenos aglomerados.

“[Estes aglomerados] podem variar de 1 a 150μm de tamanho, com área superficial específica que varia entre 13,000 e 30,000 m2/Kg (medido por BET-equipamento de adsorção de nitrogênio) e densidade bulk que pode variar entre 130 e 430 Kg/m3”, explica ela.

Como a sílica ativa age no concreto e argamassa?

Danila Ferraz nos conta que a quantidade de sílica adicionada ao concreto pode variar entre 3 e 15%. 

“Primariamente a sílica é utilizada como microfiller na matriz cimentícia, devido à distribuição de tamanhos de partículas e área superficial específica”, destaca.

Ela prossegue: “Essas características podem governar o consumo de água e aditivos dispersantes na mistura, além de aumentar a densificação da matriz por melhorar o empacotamento, reduzir a porosidade e controlar a coesão do concreto.”

“Adicionalmente, a sílica contribui na mistura como um material pozolânico promovendo as reações de hidratação para a produção de compostos hidratados, aumentando as resistências mecânicas em todas as idades do concreto e argamassa”, completa.

Os benefícios de usar a sílica ativa na construção

A sílica ativa é utilizada como um material cimentício suplementar em argamassa e concreto de cimento Portland em diferentes ocasiões, trazendo muitos benefícios, entre eles:

“Melhorar propriedades mecânicas e de durabilidade, através da redução de porosidade/permeabilidade, em todas as idades; proteger à penetração de íons cloreto, aumento da resistência à ambientes agressivos e como substituição do clínquer ou redução do consumo de cimento para reduzir emissões de CO2”, cita Ferraz.

Ela acrescenta: “Como agente modificador de comportamento reológico/aumentar a coesão/redução de exsudação, para reduzir o índice de reflexão em concreto projetado e para melhorar a adesão da pasta na armadura e pasta nos agregados”.

“Para diminuir a ocorrência dos depósitos de cristais sobre o concreto (eflorescência) e para redução de custos”, complementa Danila.

Quais as aplicações da sílica ativa na construção?

Danila Ferraz explica que a sílica ativa “pode ser utilizada em argamassas e concretos como substituição de ligantes para elaboração de vários tipos de estruturas”.

Ela ressalta em quais estruturas a sílica ativa é usada. “Em concreto armado, UHPC (Concreto de Ultra Alta Resistência), SCC (concreto autoadensável), reparo de estruturas, aumento de coesão de pisos industriais  e em blocos cerâmicos para melhorar a compacidade”, finaliza nossa convidada.

Como explicou Danila, a sílica ativa é utilizada em materiais como o concreto autoadensável. Você já ouviu falar sobre este material? 

Continue conosco e entenda mais sobre os benefícios e utilizações do concreto autoadensável!