Ainda não se credenciou para o Concrete Show 2022? Não perca a principal feira da cadeia construtiva da américa Latina! Faça sua inscrição gratuita aqui.

Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, apesar de já colocadas em prática por muitas empresas da área da construção civil, começaram a ser ainda mais exploradas nos anos recentes.

Para falar sobre as aplicações da governança corporativa na construção civil, conversamos com Marcos Campos Bicudo, Administrador de Empresas pela PUC-SP e atual presidente da Vedacit. Leia mais abaixo!

O que é governança corporativa?

Marcos Campos Bicudo inicia a entrevista falando sobre o significado de governança corporativa.

“A governança corporativa é o sistema que faz a gestão da empresa considerando todos os envolvidos em sua administração – sócios, conselho, diretoria e quaisquer outros interessados”, afirma.

De acordo com Bicudo, a governança corporativa faz parte da marca que ele preside.

“A Vedacit é uma empresa do Grupo Baumgart que adota as boas práticas de governança para garantir a integridade das operações e incentivar a administração de forma eficiente e transparente”, destaca.

Os pilares da governança corporativa

Pode-se dividir o processo de governança corporativa em quatro pilares diferentes: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.  

Transparência

A transparência consiste em divulgar para as partes envolvidas no processo todas as informações de interesse e não apenas as obrigatórias por regulamentos internos ou leis. 

O pilar da transparência não deve focar apenas nos dados econômicos-financeiros, mas também abarcar as demais áreas da empresa. 

“Transparência é disponibilizar todas as informações de forma clara”, ressalta Marcos Bicudo.

Equidade

Equidade é tratar de forma igualitária e justa todos os sócios e partes interessadas da empresa.

“A Vedacit é uma empresa diversa e inclusiva que incentiva a prática tanto entre os colaboradores quanto com o conselho, fornecedores, parceiros, clientes e demais stakeholders”, exemplifica Bicudo.

Prestação de contas

A prestação de contas de uma empresa deve ser feita de forma clara, compreensível, concisa e dentro do tempo previsto para que os interessados possam esclarecer dúvidas.

O presidente da Vedacit, Marcos Bicudo, usa o exemplo da empresa que dirige para falar sobre o pilar da prestação de contas.

“As informações sobre o desempenho da empresa, resultados e expectativas são informadas de forma periódica ao Conselho”.

Responsabilidade corporativa

É responsabilidade dos agentes de governança cuidar da viabilidade econômico-financeira da empresa, reduzir as externalidades negativas e aumentar as percepções positivas. 

“Os executivos [da Vedacit] estão sempre atentos à viabilidade econômico-financeira das ações para garantir os melhores resultados dentro do modelo de negócio escolhido”, cita Marcos Bicudo.

Quais as aplicações e benefícios da governança corporativa na construção civil?

Aplicar o sistema de governança corporativa em uma empresa significa prezar pela excelência e pela transparência, apresentando a todos os envolvidos informações claras e precisas. 

Com objetivos compartilhados com toda a equipe, Marcos cita os benefícios:

“Resulta em melhora na produtividade e no engajamento dos colaboradores. Externamente, no relacionamento com os stakeholders, há menor probabilidade de corrupções e fraudes, uso privilegiado de informações e abuso de poder”, finaliza o convidado. 

Ainda não se credenciou para o Concrete Show 2022? Não perca a principal feira da cadeia construtiva da américa Latina! Faça sua inscrição gratuita aqui.

Falar sobre governança corporativa é também falar sobre planejamento. Baixe o Guia do cronograma de obras: