O objetivo da Lean Construction, ou construção enxuta, é otimizar os processos no canteiro de obras, tornando os projetos mais ágeis e assertivos.

O termo lean construction foi realçado pelo pesquisador finlandês Lauri Kostela em 1992, adaptando o sistema Toyotista por construção.

Os objetivos do lean construction

O lean construction pode ser dividido em quatro pilares principais. São eles:

1. Fluxo contínuo, não divergir das tarefas essenciais

2. Ritmo constante, intercalar tarefas paralelas para otimizar a produção.

3. Produção puxada, alinhar o recebimento de recursos à demanda

4. Falha zero, aplicar a manutenção dos fluxos para reduzir falhas.

Por meio de ações pré-definidas, velocidade otimizada, demanda organizada e minimização de erros no processo, as construções tornam-se mais ágeis e eficientes.

Benefícios das metodologias ágeis para a engenharia

Entre os muitos benefícios do lean construction e de outras metodologias ágeis, podemos destacar a redução de custos, diminuição do tempo de entrega da obra, minimização do desperdício de materiais e padronização do trabalho, entre outras.

Mas, afinal, como aplicar essas metodologias ágeis de engenharia em seus projetos?

Aplicação do lean construction

Um dos primeiros passos é ter um bom fluxo de organização. O planejamento é uma das principais partes da obra, que ditará todo o processo construtivo.

Também é importante investir em novas tecnologias que tornem a construção mais eficiente, e treinar a equipe para que desempenhem suas funções com qualidade e eficiência.

Quer saber mais sobre o lean construction e as metodologias que podem ajudar seus projetos de construção civil a serem mais eficientes? Confira o episódio do Assuntos Concretos “Lean Construction na prática”.