O whitetopping é uma técnica que vem sendo utilizada desde 1918. Ela é utilizada para recapear as vias (ruas, avenidas, estradas) em que há problemas de deterioração e qualidade. 

Para isso, o whitetopping consiste em utilizar o concreto para a reabilitação desses pavimentos, visando melhorar a qualidade do tráfego e, também, a mobilidade urbana.

Para falar um pouco mais sobre o tema, entrevistamos o professor e doutor em infraestrutura pelo Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), Paulo Fernando A. Silva, PhD. Paulo também é diretor técnico comercial da CONCREMAT – CCCC.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é whitetopping?

O prof. dr. Paulo Fernando A. Silva, PhD explica que “O whitetopping consiste em uma camada de concreto, a qual é colocada sobre uma estrutura de pavimento contendo um revestimento flexível (de Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ)”.

Atualmente, há dois tipos de whitetopping: o convencional e o ultradelgado.

Whitetopping convencional

Ele tem uma espessura mínima de 100 mm e o concreto é colocado diretamente sobre o CBUQ. Neste caso, emprega-se um concreto com Resistência à Tração na Flexão igual a 4,5 MPa.

Whitetopping ultradelgado

Ele tem uma espessura inferior a 100 mm e o material é preparado para obter uma boa ligação entre este substrato e o concreto aplicado. Assim, emprega-se um concreto com Resistência à Tração na Flexão igual a 6,0 MPa. 

A espessura mínima da camada asfáltica remanescente deverá ser de 75 mm e não possuir trincas de fadiga (fissuras em formato de couro-de-jacaré). Além disso, as placas são curtas.

Quais são as vantagens de utilizar o whitetopping?

Veja alguns dos principais benefícios de utilizar o whitetopping:

  • aumentar a Vida de Serviço do Pavimento;
  • garante pouca manutenção;
  • aumentar a segurança dos usuários;
  • reduzir os impactos ambientais.

Em quais situações o whitetopping pode ser utilizado?

Silva explica que “O whitetopping pode ser utilizado em rodovias de grande volume de tráfego, como, por exemplo, a Rodovia dos Bandeirantes (SP), Via Dutra (RJ a SP), em pavimentos nas cidades, em aeroportos, estacionamentos etc”.

Como é feita a aplicação do whitetopping?

A sequência executiva da aplicação do whitetopping consiste em 9 passos. Confira quais são agora mesmo.

  1. Preparação do revestimento asfáltico;
  2. Determinação da temperatura do CBUQ;
  3. Umedecimento da superfície, a fim de reduzir a temperatura do CBUQ;
  4. Posicionamento das barras de transferência;
  5. Lançamento do concreto;
  6. Vibração do concreto;
  7. Texturização do concreto;
  8. Cura do Concreto;
  9. Criação das juntas transversais e longitudinais.

Para isso, “Deverá ser analisada a profundidade do afundamento em trilha de roda, a presença de buracos, e se o subleito fornece um suporte uniforme”, explica Silva.

O especialista explica que, em relação à temperatura do revestimento flexível, CBUQ, deverá ser verificada a sua temperatura (a qual deverá ser inferior a 45ºC).

Caso a temperatura seja superior a 45ºC, deverá ser aplicada sobre o CBUQ uma lama de cal hidratada (se necessário, é realizada uma segunda aplicação).

Caso contrário, somente uma umedecida da superfície com água já é suficiente. 

Além disso, Silva comenta que é preciso ter “Cuidado com a execução do whitetopping no verão ou em dias secos, assim como quando há ventos fortes devido a possibilidade de formação de trincas no concreto”. 

Afinal, como regra geral, a temperatura do concreto deverá ser inferior à temperatura do ar.

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