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Cimento sulfo-aluminoso: história, perspectivas, lacunas de pesquisa e aplicação

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Professor da Universidade da Califórnia, Éric Pascal Bescher falou conosco sobre o assunto que pautou sua apresentação no Concrete Show 2023. Leia a entrevista completa!

O Concrete Show realizou em 2023 sua 14ª edição. Mais uma vez, o principal evento brasileiro dedicado à cadeia do concreto e construção civil teve uma série de conteúdos muito interessantes para os profissionais do segmento.

Um dos destaques foi a apresentação sobre o cimento sulfo-aluminoso, ministrada por Éric Pascal Bescher, professor adjunto associado do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Também chamado de CSA ou BSCA, o concreto sulfo-aluminoso tem características únicas que o tornam uma versátil alternativa para projetos de infraestrutura. 

Acompanhe abaixo nossa entrevista com o professor e veja o que ele falou do tema!

O que é o cimento sulfo-aluminoso e como ele se desenvolveu ao longo do tempo?

Éric Pascal Bescher: “O sulfoaluminato de cálcio é um composto mineral pesquisado pela primeira vez pelo professor Klein na Universidade da Califórnia, em Berkeley, no final dos anos 1950. Ele é conhecido por sua capacidade de minimizar o encolhimento no cimento Portland. 

Em meados dos anos 70, foi utilizado para desenvolver um cimento de baixo teor de carbono e também de pega rápida. Este é o cimento de sulfoaluminato de cálcio belítico (BSCA) que foi o tema da apresentação.”

Quais são as características e propriedades específicas do cimento sulfo-aluminoso que o diferenciam de outros tipos de cimento?

Éric Pascal Bescher: “As principais características deste novo cimento são:

  • Ganho rápido de força. Um concreto feito com cimento BCSA ganha resistência em horas e não em dias;
  • Baixa pegada de carbono - cerca de 67% da pegada de carbono do cimento Portland;
  • Baixa contração por secagem, o que aumenta a durabilidade.”

Quais são as principais aplicações atuais do cimento sulfoaluminato na construção civil?

Éric Pascal Bescher: “As principais aplicações são reparos rápidos de pavimentos de rodovias e aeroportos. Normalmente, esse cimento é usado quando uma rodovia ou pista de concreto deve ser reparada e devolvida ao serviço em horas. Por exemplo, uma rodovia pode fechar às 22h e reabrir às 5h. 

Isso é muito importante em áreas urbanas onde os fechamentos prolongados de infraestrutura têm um grande impacto sobre o público que viaja. O mesmo princípio se aplica aos aeroportos. Geralmente, o cimento é usado para reparos rápidos e duráveis.”

Quais são os desafios técnicos, econômicos ou regulatórios que podem estar limitando a aplicação mais ampla do cimento sulfo-aluminoso ?

Éric Pascal Bescher: “O cimento sulfo-aluminoso não é um cimento Portland tradicional, portanto, em alguns casos, pode ser necessário desenvolver especificações que permitam seu uso.

Economicamente, o cimento sulfo-aluminoso é mais caro, mas, na maioria dos casos, o ligeiro aumento no custo é compensado pela economia associada ao rápido retorno ao serviço.”

Quais são as perspectivas futuras para a utilização do cimento sulfo-aluminoso?

Éric Pascal Bescher: “A principal perspectiva emergente é a vantagem do baixo carbono. Atualmente, existem muitas abordagens propostas para lidar com a alta pegada de carbono do cimento Portland (CP). Elas geralmente envolvem a mistura de CP com materiais cimentícios suplementares ou algumas tecnologias teóricas que são difíceis de implementar no campo. 

A vantagem do CSA é que ele usa a logística bem estabelecida de colocação de concreto de cimento Portland. Ele oferece o benefício adicional de ganho de força rápido. Atualmente, a principal motivação para o uso do cimento é a velocidade de construção, com a pegada de carbono como um benefício adicional. 

Prevê-se que, no futuro, será usado principalmente por sua pegada de baixo carbono com a velocidade de construção como um benefício adicional. Também é importante observar que o BSCA pode ter um papel significativo a desempenhar na obtenção do net-zero.”

Como a indústria da construção está respondendo à disponibilidade e potenciais benefícios do cimento sulfoaluminato? 

Éric Pascal Bescher: “São mais de 2.000 quilômetros de pista desse concreto colocados na Califórnia. Isso demonstra claramente a necessidade do material como material de construção, permitindo uma economia significativa de tempo e, portanto, economia de dinheiro. 

Vários produtos de cimento embalado também foram desenvolvidos com as mesmas vantagens de economia de tempo, e o mercado está respondendo muito bem a esta oferta.

Do ponto de vista das especificações, o material é especificado na maioria dos estados dos EUA.”

Siga se informando! Leia também nosso material sobre os tipos de cimento: composição e aplicações.

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