O último dia do Congresso Construindo Conhecimento foi marcado por importantes discussões técnicas e apresentações de soluções inovadoras para o setor da construção civil.

Destacando-se na programação, o 4º Seminário ABESC de Paredes de Concreto para Prédios Altos reuniu especialistas, engenheiros e profissionais do setor para debater os avanços e as aplicações desta tecnologia construtiva que vem revolucionando a edificação de estruturas verticalizadas no Brasil.

A programação organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) proporcionou aos participantes uma visão abrangente sobre as vantagens competitivas, desafios técnicos e casos de sucesso relacionados à implementação de paredes de concreto em edifícios de múltiplos pavimentos.

Paralelamente, o último dia também foi palco do 17º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho, organizado pela ANAPRE (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho).

Fundada em 2003, a ANAPRE é uma entidade técnica que reúne empresas, profissionais e pesquisadores dedicados ao desenvolvimento de soluções para pisos industriais, comerciais e decorativos de alta performance. Um dos grandes destaques do evento foi o lançamento do primeiro Manual de Boas Práticas do Executor de Piso de Concreto, um importante avanço para o setor após 22 anos de existência da entidade.

O seminário da ANAPRE também trouxe apresentações práticas sobre soluções decorativas para ambientes comerciais, incluindo Flakes, Color Quartzo, Terrazzo e outras tecnologias inovadoras. Além disso, foram abordados temas cruciais como o desenvolvimento e aplicação de concreto ideal para pisos de alta performance, com contribuições de especialistas.

Saiba mais sobre o último dia do Congresso Construindo Conhecimento, no Concrete Show 2025!

4º Seminário ABESC de Paredes de Concreto para Prédios Altos

Parceira do terceiro dia de palestras do Concrete Show 2025, a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) abriu o 4º Seminário de Paredes de Concreto para Prédios Altos com uma fala de Alvaro Barbosa, coordenador técnico da entidade. O auditório estava cheio desde cedo para conhecer as vantagens competitivas do uso de paredes de concreto em edifícios de múltiplos pavimentos, com especialistas compartilhando experiências e recomendações práticas.

Entre os convidados da ABESC estavam o engenheiro Ary Fonseca Jr., sócio da Signo Engenharia, que reuniu cases para mostrar como a tecnologia vem se consolidando no Brasil. O sócio diretor do escritório Pedreira Topázio, Otávio Pedreira, trouxe diretrizes e recomendações para um projeto estrutural eficiente com paredes de concreto, e a agenda também contou com um bate-papo com especialistas sobre segurança e competitividade do negócio de prédios altos, liderado pelo presidente da Abesc, Wagner Lopes.

Confira a seguir alguns dos destaques do Seminário ao longo do dia!

Recomendações para um projeto estrutural eficiente

Nos últimos anos, as paredes de concreto deixaram de ser uma solução restrita a casas e edifícios de pequeno porte para se tornarem realidade também em construções verticalizadas. A atualização da norma técnica brasileira, publicada em 2022, abriu caminho para projetos em que “o céu é o limite”, segundo o engenheiro Otávio Pedreira, sócio diretor do escritório Pedreira Topázio.

Otávio apresentou algumas das muitas vantagens das paredes de concreto em prédios altos, mas detalhou boas práticas para garantir qualidade estrutural, segurança e principalmente adequação à mão de obra, que está cada vez mais escassa no setor. “Por representarem uma solução estrutural simples, as paredes de concreto permitem rapidez na execução e redução do prazo de entrega. O sistema de formas é industrializado, o que elimina a necessidade de vigas e utiliza concreto de alto desempenho, com baixo consumo de aço e rigor dimensional”, afirmou.

17º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho da ANAPRE

O último dia do Concrete Show 2025 reservou o 17º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho da ANAPRE. Quem mediou as sessões (e, inclusive, apresentou um dos painéis) foi Newton Carvalho Junior, diretor de comunicação e marketing na ANAPRE, entidade técnica brasileira que reúne empresas, profissionais e pesquisadores ligados a pisos e revestimentos industriais, comerciais e decorativos de alto desempenho.

Após as apresentações dos painéis, todos os painelistas subiram ao palco para responder perguntas do público. Além disso, houve o sorteio de cinco unidades do Manual de Boas Práticas do Executor de Piso de Concreto. Confira destaques do Seminário ANAPRE neste último dia de Congresso.

Lançamento do Manual de Boas Práticas do Executor de Piso de Concreto

Fundada em 2003, a Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (ANAPRE) é uma entidade técnica brasileira que reúne empresas, profissionais e pesquisadores ligados a pisos e revestimentos industriais, comerciais e decorativos de alto desempenho. E após 22 anos de sua criação, ela está lançando o primeiro Manual de Boas Práticas do Executor de Piso de Concreto, lançamento esse que foi tema de painel no último dia do Concrete Show 2025. 

Eduardo Massao Muto, diretor técnico de concreto da ANAPRE, foi o responsável pela apresentação. Antes de começar, ele também apresentou os coordenadores do manual: Paulo Bina, Cássio Villa Paes e ele mesmo, além de ter a profissional Mônica Lepre como secretária executiva.

Soluções e Revestimentos Decorativos para Ambientes Comerciais

Saindo um pouco da teoria e se aproximando da prática, através de exemplos disponíveis no mercado, o painel “Soluções e Revestimentos Decorativos para Ambientes Comerciais” apresentou dez opções. O engenheiro químico e químico industrial Newton Carvalho Junior, diretor de comunicação e marketing na ANAPRE, foi quem mostrou ao público as vantagens de tais exemplares. 

As opções apresentadas foram: Flakes, Color Quartzo, Terrazzo, Granito Líquido, Autonivelante Epóxi, Autonivelante Poliuretano Flexível, Drenantes, Microcimento, Epóxi Metálico, e Pintura Epóxi e Poliuretano.

Concreto ideal para pisos de alta performance – do desenvolvimento até a aplicação

Se tem algo que a indústria de concreto compreende é sobre o desenvolvimento de cimento de alta qualidade, visando obter o concreto que melhor possa atender o mercado. O que muitas vezes fica de lado, porém, é que há outros fatores que podem comprometer a qualidade, mesmo que seu desenvolvimento beira à perfeição. 

O painel “Concreto ideal para pisos de alta performance – Do desenvolvimento até a aplicação” buscou “apresentar o outro lado da moeda”, como conta Guilherme Chaves Gomes, na Concreserv, empresa referência em concreto usinado. Em sua apresentação, foi abordado temas que vão além do desenvolvimento e da aplicação, citando também a influência do transporte e de outras questões.

Gostou? Você continua acompanhando todas as novidades do mercado do concreto e o que aconteceu durante o evento no Concrete Show Digital!