A cidade de Munique, na Alemanha, foi palco de uma verdadeira vitrine do futuro entre os dias 7 e 13 de abril. Estamos falando da Bauma 2025, feira internacional dos setores de construção e mineração. Com mais de 3.500 expositores de 57 países e uma área de impressionantes 614 mil m², o evento reuniu cerca de 500 mil visitantes e destacou as inovações que estão moldando o setor globalmente.

Quem esteve lá acompanhando tudo de perto foi Hermano Pinto, Diretor Geral do Núcleo Tech&Infra e Fernando D’Ascola, Business Manager do Concrete Show, que trouxeram insights valiosos sobre os lançamentos e as tecnologias do setor.

Digitalização, sustentabilidade e novos modelos de propulsão

Entre os temas mais debatidos e explorados em soluções reais na Bauma 2025, destacam-se:

  • Sustentabilidade e descarbonização;
  • Automação e digitalização e inteligência aplicada às cadeias de suprimento.

Foi possível ver, na prática, máquinas elétricas e híbridas, guindastes autônomos, sistemas com múltiplos sensores e o uso de IA para detecção de pessoas e objetos — tudo voltado à segurança operacional e à produtividade.

A feira também contou com cerca de 50 startups focadas em construção sustentável, mineração inteligente e novas formas de propulsão. O recado é claro: o setor está se movendo rápido em direção à descarbonização.

Expositores mostram os caminhos da construção do futuro

Entre os expositores de destaque, a Caterpillar Inc. chamou atenção ao celebrar seu centenário com um espaço que uniu tradição e inovação. A marca, que já participou de grandes obras mundiais como o Canal do Panamá e a Transamazônica, mostrou máquinas conectadas, realidade aumentada, motores híbridos mais sustentáveis, sistemas autônomos e dispositivos de gestão de segurança como parte de sua visão para os próximos 100 anos.

Outro destaque foi a Komatsu Brasil, que apresentou a sua linha para mineração e construção, e bem como demonstrações da destreza dos operadores, instrumentos e mecanismos dos equipamentos. Como empresa de tecnologia, eles associaram a sua marca à F1 através da Atlassian Williams Racing.

A Liebherr Group, desenvolvedora do primeiro guindaste de torre móvel, também esteve presente. A empresa apresentou com maestria uma das grandes preocupações do mercado de construção, o rápido envelhecimento da mão de obra especializada, sem a correspondente formação de novos talentos. Máquinas cada vez mais gamificadas  são uma estratégia para atrair a juventude.

Inovações que estarão no Concrete Show 2025

Hermano e Fernando também aproveitaram a visita para conversar com expositores que estarão no Concrete Show Brasil 2025, entre eles PERI Brasil e Putzmeister.

A PERI, líder mundial em soluções de escoramentos, formas e andaimes, apontou novas tendências como impressão 3D para a construção em concreto e a adição de robôs semi-autônomos para a montagem de grandes estruturas de andaimes, cuja sofisticação, robustez e flexibilidade garantem sua adoção em grandes obras de infraestrutura, como túneis e pontes, bem como em construções urbanas de todos os padrões.

Já a Putzmeister, referência global em bombas de concreto, mostrou tecnologias que estão no seu portfólio, como:

  • INSTATIQ, impressão 3D em concreto usinado; 
  • iOntron, voltada à eletrificação de veículos pesados de bombeamento
  • Sistemas de patolagem dinâmica
  • Máquinas de operação autônoma
  • Sistemas de operação autônoma
  • Equipamento para o grauteamento para reforço de torres eólicas

A visita à sede da empresa contou com recepção da liderança brasileira, incluindo o CEO Maximiliano Josef Wagner e o gerente de vendas Rodrigo Satiro.

O que esperar do Concrete Show 2025?

De acordo com Hermano Pinto, o que foi visto na Bauma 2025 representa uma transformação sem volta na forma como se projeta, executa e gerencia obras. E essa transformação estará presente em agosto, no Concrete Show 2025.

“Observar os avanços e automação em sistemas de cura, dosagem e sistemas coordenados de aquisição de materiais, produção, logística e entrega permite transformar fortemente a visão sobre o mercado de construção que responde hoje por mais de 32% do consumo de energia integrado do mundo.”, destaca o diretor.

O Concrete Show South America é o evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina, além de ser integrante do circuito World Of Concrete no mundo, organizado e realizado pela mesma promotora global, Informa Markets.

Trazendo diversas experiências e inovações para o setor, a 16ª edição do Concrete Show promete três dias intensos de muito conteúdo qualificado, networking e negócios. Marcas nacionais e internacionais apresentam seus lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o setor. Faça a sua inscrição gratuita!

Confira também o congresso Construindo Conhecimento, de 19 a 21 de agosto de 2025, das 10:00 às 20:00 – São Paulo Expo, confira a grade completa e compre o seu ingresso!