A pavimentação de concreto deixou de ser apenas uma alternativa e já começa a se consolidar como uma solução tecnológica em expansão no Brasil. O movimento ganhou destaque no Concrete Show 2025, durante a palestra “Pavimentação de Concreto: Inovações, Falhas Evitáveis e o Que o Mundo Está Fazendo” – na Arena 120 Ideias – em que Ruben Caetano, diretor administrativo da IMB, apresentou um panorama que vai do avanço das tecnologias ao desafio da capacitação profissional. 

Hoje, o país já conta com mais de 2 mil quilômetros de rodovias em concreto programados para execução, além de uma crescente demanda por soluções urbanas e voltadas ao agronegócio. Mas, como lembrou Caetano, o diferencial mais recente não está apenas no volume de obras, e sim na forma como elas são concebidas e executadas. 

Da importação à inovação nacional 

Até pouco tempo atrás, o Brasil dependia de máquinas importadas, superdimensionadas e caras, muitas vezes inadequadas às condições locais. Agora, a realidade é outra. 

“Hoje temos tecnologia 100% brasileira, criada para a nossa realidade geográfica, topográfica e de materiais”, destacou o diretor. 

Esse salto tecnológico abriu caminho para a adoção de ferramentas antes restritas ao mercado internacional, como os sistemas de georreferenciamento 3D, que permitem maior precisão no nivelamento e alinhamento das pistas. Equipamentos mais modernos também já operam de forma automatizada, dispensando parte da interferência do operador e gerando ganhos de produtividade de até 30%. 

Versatilidade e novas possibilidades 

Outra inovação que amplia o alcance do concreto no país é o uso das mini pavimentadoras, que vão desde aplicações em pequenas sarjetas até grandes rodovias. A versatilidade permite que a tecnologia atenda tanto às necessidades do agronegócio quanto às demandas urbanas, em obras como ciclovias, calçadas e pavimentos delgados de alto desempenho. 

O gargalo da mão de obra 

Mas não basta tecnologia de ponta. Um dos grandes desafios ainda é a falta de mão de obra qualificada. 
“Não basta ter bom concreto e equipamentos modernos se não houver profissionais preparados. Muitas falhas nas obras acontecem por erros de dimensionamento ou aplicação”, alertou Caetano. 

Para mitigar esse problema, empresas do setor têm apostado em programas de capacitação e treinamentos para formar equipes capazes de extrair o máximo das soluções disponíveis. 

Concreto mais eficiente, obras mais acessíveis 

Outro avanço citado por Caetano está na evolução dos projetos, que agora permitem espessuras menores de concreto com o uso de macrofibras e aditivos. O resultado é a redução de custos, maior produtividade e viabilidade em diferentes tipos de aplicação. 

“Precisamos sempre pensar em quatro fatores: equipamento, mão de obra qualificada, métodos de aplicação e concreto bem elaborado. Quando esses elementos se somam, a pavimentação em concreto se torna mais eficiente e competitiva”, reforçou. 

Tendência: restauração e adaptação 

Além das novas obras, o concreto também se mostra essencial em projetos de restauração. Um exemplo dado pelo especialista é o das barreiras New Jersey, que podem ser ampliadas em altura para atender aos padrões de tráfego mais pesados sem que seja necessário demolir as estruturas já existentes — uma solução que alia economia e sustentabilidade. 

O setor em transformação 

O futuro da pavimentação em concreto no Brasil passa por um caminho de inovação tecnológica, capacitação profissional e expansão de aplicações. Se antes o desafio era provar sua viabilidade, hoje a questão é como aproveitar todo o potencial dessa solução. 

Outras programações com esta, você acompanha nos palcos da Arena 120 ideias, que conta com apresentações simultâneos e gratuitas para profissionais dos diversos segmentos do setor construtivo.

Ainda dá tempo de acompanhar essa e outras discussões sobre o futuro da construção civil. O Concrete Show 2025 segue até o dia 21 de agosto, reunindo especialistas, empresas e tecnologias que estão moldando os próximos anos do setor. Para realizar seu credenciamento, clique aqui!