Nesta quarta-feira (20), o Congresso Construindo Conhecimento iniciou a programação pela manhã. No primeiro palco, especialistas discutiram sobre durabilidade e sustentabilidade nas estruturas de concreto frente às reações expansivas. No debate, duas se destacam pela gravidade e pelo impacto que causam em obras no Brasil e no mundo: a Reatividade Álcali-Agregado (RAA) e a Etringita Tardia (DEF).
Ainda pela manhã, uma experiência imersiva de realidade aumentada encantou os congressistas, que puderam acompanhar na prática como essa tecnologia está transformando a construção no Brasil.
Confira o que aconteceu na manhã do Congresso Construindo Conhecimento!
Durabilidade e Sustentabilidade das Estruturas de Concreto frente às Reações Expansivas
Quem liderou o debate foi Cesar Henrique Daher, fundador da Daher Engenharia Consultiva e Tecnologia e do IDD Educação Avançada. Segundo o engenheiro, esses processos químicos internos, muitas vezes invisíveis a olho nu, podem gerar fissuras, perda de resistência e até o comprometimento estrutural de edifícios, pontes e barragens.
“Quando pensamos em patologias das construções, falamos muito sobre a corrosão de armaduras, mas esquecemos de olhar para o concreto e sua microestrutura. São reações que acontecem internamente e muitos engenheiros, por desconhecimento da química e ou falta de interesse em materiais, se afastam dessa problemática muito séria”, afirmou Cesar Henrique Daher.
Raphael Holanda, diretor técnico da Holanda Engenharia, falou sobre a RAA, conhecida popularmente como o “câncer do concreto”. Esse processo ocorre quando os álcalis presentes no cimento reagem com certos tipos de agregados minerais, formando um gel expansivo que pressiona a microestrutura e gera trincas ao longo do tempo. Já a DEF é resultado de reações químicas em altas temperaturas de cura que voltam a se manifestar anos depois, causando expansão interna e deterioração da peça, como exposto pelo diretor da Desek, Selmo Chapira Kuperman.
Realidade Aumentada transforma a construção
Durante o congresso, dois momentos se destacaram por focar na utilização de realidade virtual na indústria: a “Experiência Imersiva Realidade Aumentada e Virtual” e a apresentação “Realidade Aumentada e Concreto: Transformando a Construção no Brasil”.
Enquanto o primeiro ofereceu a experiência para os presentes que haviam se inscrito previamente, demonstrando na prática como funciona o RV e RA na aplicação, o segundo trouxe cases de sucesso com a realidade virtual dentro da construção nacional.
Participaram do painel: Carlos Costa, diretor-técnico da Trimble; Felipe Toledo Lima, CEO e fundador da Inbuilt; Marcelo Martins, diretor e administrador na 360 Up; e Caroline Machado de Abreu, head de inovação e tecnologia, qualidade e meio ambiente na MPD Engenharia; além da moderação de Horácio Reis, consultor na Bluestorm Studios.
Ainda dá tempo de participar do Congresso Construindo Conhecimento. Até o dia 21 de agosto, o Concrete Show é palco do encontro entre os maiores especialistas da cadeia construtiva do concreto. Para garantir seus ingressos do congresso, clique aqui!
Tags