O Concrete Show, maior evento da cadeia da construção civil na América Latina, que este ano acontece de 19 a 21 de agosto no São Paulo Expo, será palco de uma iniciativa que promete revolucionar o setor: o Projeto Sustentável Praça da Alvenaria Industrializada, realizado em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). A proposta traz um sistema construtivo de alvenaria estrutural racionalizada em blocos de concreto, com o objetivo de demonstrar um modelo de construção eficiente e sustentável, pavimentando o caminho para práticas mais acessíveis e ambientalmente responsáveis no mercado.
“O Praça da Alvenaria Industrializada representa um marco na busca por soluções habitacionais que unem velocidade, qualidade e, principalmente, sustentabilidade. A construção civil, tradicionalmente conhecida por seu impacto ambiental, tem buscado novas formas de operar, e este projeto, que será apresentado em escala real no evento, é um exemplo prático dessa transformação”, afirma Paulo Henrique Manzini, realizador do Praça da Alvenaria Industrializada e Pavimentos Intertravados. Ele destaca a capacidade de erguer moradias utilizando tecnologias e materiais que minimizam o desperdício, reduzem o consumo de recursos naturais e diminuem a pegada de carbono.
Entre os destaques do projeto está um apartamento modelo construído no evento, que atende aos requisitos da CDHU. Em termos de sustentabilidade, o projeto incorpora:
- Otimização de recursos: uso eficiente de materiais, com foco na redução de resíduos;
- Baixo impacto ambiental: zero desperdício – numa obra convencional há quebra de parede, enquanto no projeto isso não ocorre, pois as instalações elétricas e hidráulicas são executadas durante a elevação das alvenarias;
- Durabilidade e resiliência: construções que resistem ao tempo e às intempéries, reduzindo a necessidade de manutenções constantes;
- Conforto térmico e acústico: soluções e técnicas construtivas alinhadas às normas de desempenho.
O apoio da CDHU reforça a relevância social do projeto, demonstrando como essas inovações podem ser aplicadas em larga escala para atender à demanda por moradias dignas e sustentáveis, especialmente em programas habitacionais.
O projeto nasce como um modelo inspirador para construtoras e incorporadoras que buscam alinhar seus negócios às demandas por sustentabilidade, além de sinalizar novas direções para o setor.
“A apresentação da Praça da Alvenaria Industrializada no Concrete Show 2025 é um convite para que todo o setor da construção civil vislumbre um futuro onde o desenvolvimento econômico caminha lado a lado com responsabilidade ambiental e social”, enfatiza Fernando D’Ascola, Head do portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam, organizadora do Concrete Show.
Ingressos para Concrete Show 2025 já estão disponíveis
Em sua 16ª edição no Brasil, o Concrete Show é consagrado como o maior evento de negócios ligados à cadeia produtiva da construção civil da América Latina. A feira integra o circuito World of Concrete no mundo, evento internacional anual dedicado as indústrias de construção comercial de concreto e alvenaria, que congrega o World of Concrete Asia, ExpoChiac, World of Concrete India, World of Concrete Europe e World Concrete Toronto Pavilion, organizado pela promotora global Informa Markets.
Com ênfase na indústria do concreto e de seus assuntos correlatos, fomenta o mercado e promove ao redor do mundo conteúdo técnico qualificado, networking e oportunidades de negócio, alavancando a cadeia construtiva e reunindo tecnologias e tendências do setor. O Concrete Show também se tornou uma plataforma de negócios completa para a cadeia produtiva da construção em concreto e tem como objetivos gerar relacionamentos e entregar conteúdos de qualidade, em sinergia, nos ambientes digital e físico.
O credenciamento é gratuito e pode ser realizado no site oficial do evento. Não perca essa oportunidade!
Tags