Nesta terça-feira (19), a cerimônia de abertura da 16ª edição da Concrete Show South America, principal evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina, reuniu autoridades e líderes do setor para celebrar as inovações e perspectivas de crescimento da construção civil brasileira.

Realizado no São Paulo Expo, o evento organizado pela Informa Markets acontece entre 19 e 21 de agosto de 2025.

Abertura Oficial da 16ª edição do Concrete Show destaca força do setor que movimenta R$ 30 bilhões

Marco Basso, presidente da Informa Markets, abriu o evento destacando o papel da feira em “conectar mercados e gerar negócios pelos principais setores da economia”. Com mais 450 expositores nacionais e internacionais confirmados, a edição de 2025 traz como destaques a Praça de Alvenaria e o inédito espaço Mega Demo, com demonstrações de construções eficientes e sustentáveis.

Além dessas atrações, o Congresso Construindo Conhecimento, que oferecerá mais de 50 horas de conteúdo com 120 palestrantes, e, neste ano, com uma novidade, o congresso próprio do evento.

“Durante o Concrete Show, esperamos que vocês encontrem novas conexões, fortalecendo parcerias e impulsionando negócios”, pontua Marco Basso.

Esta edição reforça o papel da Concrete Show como ponto de encontro essencial para um setor que movimenta cerca de R$ 30 bilhões anualmente, como explica Fernando Dascola, Head do portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets.

“A indústria do concreto representa quase 6% do PIB nacional, e, a projeção de crescimento da construção civil, em 2025, é de até 2,5%, e continua impressionando com inovação, tecnologia e sustentabilidade”, afirma.

Crescimento e Inovação no Setor

Newton Cavalieri, representando a FIESP, ressaltou que o emprego formal no setor já ultrapassa 3 milhões de colaboradores. “Estamos otimistas com a expansão de novas construções, mas atentos aos desafios, especialmente na capacitação com vistas à produtividade e qualidade”, afirmou.

Cavalieri destacou ainda a importância do SENAI na oferta de programas de aprendizagem industrial e cursos voltados à transformação digital.

Tecnologia e Sustentabilidade em destaque

O espaço Mega Demo, inédito nesta edição, ocupa 468m² e apresenta construções com projetos de concreto ideais para o programa Minha Casa Minha Vida.

Silvio Vasconcellos, diretor de Engenharia e Obras da CDHU, compartilhou um desafio que enfrentaram após o deslizamento da Vila do Sahy. Com o desabamento de casas após fortes chuvas, a equipe da CDHU precisou de um modelo ágil para realocar os moradores da região. Assim, as casas foram construídas em apenas 10 meses utilizando sistema de bloco de alvenaria estrutural.

“As unidades de 42 a 49m² contam com sistema fotovoltaico, que reduz o consumo das famílias em até 80%”, explicou Vasconcellos, destacando também o novo sistema de credenciamento para construções offside e provas de conceito com placas de concreto.

Autoridades reforçam a importância do evento

Vahan Agopyan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi uma das autoridades presentes e demonstrou entusiasmo com a evolução do concreto nas últimas décadas. “Há 35 anos, tinha dúvidas se o concreto iria subsistir no século XXI. O material se reinventou e se inovou. Vivemos uma revolução desse produto”, afirmou.

Segundo ele, o concreto manteve-se competitivo graças à ciência, tecnologia e inovação, permitindo projetar estruturas econômicas e sustentáveis.

Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, destacou a redução da taxa de desemprego na capital paulista, principalmente pela oferta de emprego no setor da construção civil e a importância da união das entidades para o desenvolvimento da cidade.

O Deputado Estadual Itamar Borges enfatizou o papel do poder legislativo e executivo, através da frente parlamentar da inústria, da construção e da mineração sustentável, em “apoiar e fortalecer o setor, oferecer segurança jurídica e apoiar para liberação de licenças ambientais”.

Também participaram da cerimônia Julio Timerman (IBRACON), Wagner Lopes (ABESC) e Íria Doniak (ABCIC), representando importantes associações do setor.

A Concrete Show South America 2025 segue até 21 de agosto no São Paulo Expo, com horário de funcionamento das 13h às 20h, reunindo profissionais e empresas em busca de novas tecnologias, parcerias e oportunidades de negócios no setor da construção civil. Para realizar seu credenciamento, clique aqui!