A cadeia construtiva tem implementado diversas iniciativas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental, como a economia circular com reaproveitamento de resíduos, a utilização de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, e a adoção de tecnologias para eficiência energética como painéis solares e otimização da luz natural.
Alinhado a essa visão, o Concrete Show 2025 reforça seu protagonismo na agenda ESG aderindo ao programa Better Stands, iniciativa que visa eliminar o desperdício na montagem e desmontagem de estandes por meio da reutilização e reciclagem de materiais. Nesta edição, 99% dos estandes da feira atenderam aos critérios de sustentabilidade, número 12 pontos percentuais maior que no ano passado, quando 87% dos estandes atingiram os mesmos critérios.
Entre os destaques está a MC-Bauchemie, empresa de produtos químicos para construção, indicada ao selo Ouro do programa com um estande 100% reutilizável feito em parceria com a WeNew.
Quais foram as inspirações para o estande sustentável
Em entrevista ao Concreto Show Digital, Fábio Foz, Head de Marketing da MC-Bauchemie, contou que o estande desta edição representou uma oportunidade de unir a identidade da marca a um projeto sustentável.
“Somos uma multinacional alemã e buscamos no estilo Bauhaus, que valoriza a funcionalidade no design, a referência para criar o espaço. Trouxemos para o estande elementos do dia a dia da empresa e da obra, como pallets, andaimes, lonas e corpos de prova, todos ressignificados para compor a estrutura”, explicou.
Segundo Fábio, o objetivo foi dar novo significado a materiais que normalmente seriam descartados. “Não apenas reaproveitamos objetos, mas também transformamos sua função. Por exemplo, mesas feitas de corpos de prova e placas cimentícias agora funcionam como bistrôs na feira e depois serão utilizadas nas áreas de treinamento da nossa fábrica”, disse.
Além disso, outros materiais e produtos demonstrativos do estande serão convertidos em amostras para clientes, evitando descarte e estendendo o ciclo de vida dos itens. “A ideia é reaproveitar ao máximo, seja em futuros eventos ou no nosso dia a dia corporativo”, afirmou.

Sustentabilidade planejada desde a concepção
O projeto do estande não foi apenas uma escolha estética. Em parceria com uma empresa de cenografia, a MC-Bauchemie incorporou a sustentabilidade desde o início. “Não pensamos em custo como prioridade; o foco foi criar um conceito inovador que unisse Bauhaus e sustentabilidade. Desde o início, queríamos que o projeto tivesse esse caráter”, explicou Foz.
O cuidado se estendeu a cada detalhe, incluindo a reutilização de pisos, pallets e elementos visuais. “Alguns objetos receberam um trabalho específico de adaptação para que pudessem ser reutilizados. Foi um investimento, mas valeu pela sustentabilidade e pela experiência que proporcionamos aos visitantes”, acrescentou.
Sustentabilidade social como complemento
A preocupação da MC-Bauchemie não se limitou ao aspecto ambiental. O buffet do estande foi operado pela Chef Aprendiz, iniciativa que capacita jovens em situação de vulnerabilidade para atuar na gastronomia.
“Escolhemos essa empresa não apenas pelo serviço, mas também pelo impacto social. Sustentabilidade não é só verde, é também social”, destacou Foz.
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Práticas sustentáveis na operação da empresa
A empresa também adota práticas de sustentabilidade em seus produtos e processos no dia a dia. Entre os exemplos citados pelo head de marketing estão:
- Aditivos para concreto que reduzem o consumo de água;
- Soluções com embalagens otimizadas e menor geração de resíduos;
- Produtos que permitem reaproveitamento do concreto em obras, evitando descarte;
- Políticas corporativas de ESG, com foco em práticas sociais e de governança.
“Já pensamos em sustentabilidade no desenvolvimento de produtos e no cotidiano da empresa, seja na fábrica ou no relacionamento com clientes. Essa cultura se reflete em todas as áreas”, afirmou.
Reconhecimento pelo Better Stands
A indicação ao selo Ouro do Better Stands foi uma surpresa para a equipe. “Nosso objetivo sempre foi oferecer uma experiência diferenciada aos clientes e mostrar um pouco da nossa marca. Receber esse reconhecimento, especialmente por um programa que avalia várias empresas, é extremamente gratificante”, disse Foz.
Ele ainda compartilhou uma lição para outros expositores que desejam seguir o mesmo caminho. “É importante ter um parceiro alinhado com o propósito, mas também olhar para dentro da própria empresa. Muitas vezes já existem materiais que podem ser reutilizados ou ressignificados. Basta mudar a perspectiva”, concluiu.
Como funciona o Better Stands?
Os estandes são avaliados e recebem um selo com um dos três níveis de progresso: Bronze, Prata e Ouro. Após o evento as empresas recebem um certificado digital que comprova essa conquista. Veja os critérios de cada nível:
Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis.
Better Stands Prata: este nível, além de incluir todos os elementos do nível Bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis.
Better Stands Ouro: o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.
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