O Congresso Construindo Conhecimento, que acontece durante o Concrete Show é mais do que um evento, é um marco no calendário da cadeia construtiva do concreto, reunindo líderes, especialistas e autoridades para discutir o papel transformador do concreto no desenvolvimento das cidades.
Esta terça-feira (19), marcou o início das palestras e painéis dos três palcos do Congresso. Na abertura deste ano, os especialistas discutiram sobre “Soluções em Concreto para o Crescimento Social e Econômico das Cidades”, com uma abordagem inovadora, destacando como o concreto, aliado à tecnologia e à sustentabilidade, pode impulsionar o crescimento social e econômico das cidades.
Hermano Pinto, Diretor de Negócios da Informa Markets – organizadora do evento – conduziu a programação, explicando como o uso de tecnologias avançadas aumenta a eficiência na construção civil, além de destacar inovações como, aditivos e fibras, que estão tornando o setor mais competitivo globalmente.
“Essa visão reflete a liderança da construção civil brasileira no cenário internacional, traduzindo o compromisso com a inovação e a excelência”, explica.
Julio Timerman, presidente do IBRACON, reforçou a importância do evento no calendário da construção civil brasileira.
“Há muitos anos temos essa parceria estratégica entre IBRACON e o Concrete Show, essa colaboração demonstra o alinhamento entre os principais players do setor e a relevância do congresso como um fórum de discussão e inovação”, pontua.
Infraestrutura Urbana: Soluções para Mobilidade, Drenagem e Revitalização
Marcos Monteiro, Secretário de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de São Paulo, também estava presente no painel e apresentou os avanços significativos na infraestrutura urbana da cidade. Entre os destaques estão:
- Drenagem Urbana: Entrega de 6 novos equipamentos de reservatórios, 10 reservatórios em fase de obras e 20 grandes canalizações concluídas, além de 23 intervenções em andamento.
- Mitigação de Riscos: Manutenção preventiva de Obras de Arte Especiais (OAEs), que antes eram negligenciadas.
- Revitalização do Centro: Projetos de retrofit e revitalização que estão promovendo a retomada do centro da cidade, com impacto positivo na mobilidade e na qualidade de vida.
- Educação: Construção de novas escolas, reformas, cobertura de quadras esportivas e até mesmo um planetário em Parelheiros, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social.
Grandes Obras de Infraestrutura: Linha Verde do Metrô
Aldo Frati, gerente do empreendimento da Linha 2 – Verde do Metrô, apresentou os desafios e conquistas de uma das maiores obras de infraestrutura do país.
O especialista destacou que o projeto, já em andamento, está divido em duas fases. A primeira, liga a Vila Prudente até a Penha, e, a segunda, estende-se da Penha até Guarulhos, na futura estação Dutra.
“Na primeira fase tivemos mais de 8 quilômetros de extensão de implantação, foram mais de 8 estações, além da base de manutenção e estacionamento”, pontua.
Frati explicou que foram utilizadas 105 mil toneladas de aço e a área de escavação de solo correspondeu a 5,7 milhões de metros cúbicos. Além disso, o projeto também utilizou 1,46 milhão de metros cúbicos de concreto. “Para se ter ideia, 1,5 milhão de metros cúbicos de concreto equivale a 750 torres de 25 andares”, comenta.
Este projeto não apenas conecta regiões estratégicas, mas também simboliza o impacto positivo que grandes obras têm no crescimento econômico e na mobilidade urbana. Aldo explicou que, ao longo prazo, o projeto promete reduzir 59 mil toneladas de emissões de carbono, reduzir o custo operacional de outros transportes, além de reduzir acidentes e o tempo de viagem dos passageiros.
O Concreto como Pilar da Sustentabilidade e Desenvolvimento
Wagner Lopes, presidente a ABESC, finalizou com uma reflexão sobre o papel do concreto como o produto mais consumido pela humanidade depois da água. Ele destacou a importância de fóruns como o Concrete Show para discutir o futuro do concreto, com foco em sustentabilidade e inovação.
Com a presença de marcas líderes e soluções inovadoras, o congresso parafraseia Wagner ao reforçar que “o concreto é pop”, sendo essencial para o desenvolvimento das cidades e para a qualidade de vida da população.
Ainda dá tempo de participar do Congresso Construindo Conhecimento. Até o dia 21 de agosto, o Concrete Show é palco do encontro entre os maiores especialistas da cadeia construtiva do concreto. Para garantir seus ingressos do congresso, clique aqui!
Tags