O Brasil está prestes a receber seu primeiro túnel imerso, um marco inédito para a engenharia de infraestrutura no país. O projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, previsto para começar em 2025, promete transformar a mobilidade na Baixada Santista, gerar 9 mil empregos diretos e indiretos e inaugurar uma nova etapa na aplicação de tecnologias internacionais em obras nacionais.

Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, a obra será viabilizada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com concessão de 30 anos, incluindo construção, operação e manutenção. O leilão está marcado para o dia 1º de agosto de 2025, e a proposta já está sendo apresentada a investidores europeus durante uma missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega.

O que é um túnel imerso?

Ao contrário dos túneis escavados, como os do metrô, o túnel imerso é formado por módulos de concreto pré-moldado. Esses módulos são construídos em docas secas e depois transportados por flutuação até o local de instalação. Uma vez posicionados, são submersos e ancorados com precisão no leito do canal com o uso de lastros.

Essa tecnologia consagrada em países como Holanda, Japão e Coreia do Sul será usada pela primeira vez no Brasil. O método foi escolhido por sua viabilidade técnica frente ao solo instável da região, formado por argilas moles e sedimentos fluviais, e por ser uma alternativa mais eficiente do que pontes, que esbarrariam em limitações operacionais da Base Aérea de Santos e do intenso tráfego marítimo do Porto de Santos.

Características da obra

A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e será composta por seis módulos de concreto. Serão três faixas por sentido, uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria central exclusiva para pedestres e ciclistas, com sistemas avançados de ventilação, iluminação e segurança.

A futura concessionária será responsável por garantir infraestrutura compatível com o tráfego de veículos leves, pesados e transporte público, sem impactar as operações portuárias.

Vantagens ambientais, urbanas e operacionais

Além de exigir menos desapropriações e provocar menor impacto visual e urbano, o modelo de túnel imerso garante execução mais rápida da obra e facilidade de acesso para manutenção. O custo ao longo do contrato de concessão também tende a ser inferior ao de alternativas tradicionais, como pontes ou escavações profundas.

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Destaque internacional e inovação na engenharia brasileira

Durante a missão internacional, o projeto foi apresentado a empresas especializadas como Ballast Nedam, TEC Tunnel, Maersk e Sweco. A comitiva também realizou uma visita técnica ao túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha, considerado referência mundial nesse tipo de engenharia.

A obra do Túnel Santos-Guarujá é qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e representa não apenas uma resposta a uma demanda histórica da população da Baixada Santista, mas também um exemplo de como a inovação pode impulsionar o setor da construção civil no Brasil.

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