O concreto é o segundo produto da construção civil mais utilizado no mundo — ficando atrás somente da água. Por isso, ele é bastante aplicado e muito importante para as obras de mobilidade urbana.
Para falar um pouco mais sobre o tema, entrevistamos o professor e doutor em infraestrutura pelo Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), Paulo Fernando A. Silva, PhD. Paulo também é diretor técnico comercial da CONCREMAT – CCCC.
Vamos saber mais? Boa leitura!
Veja qual é a importância das obras de infraestrutura para a mobilidade urbana
As obras de infraestrutura são fundamentais para a mobilidade urbana. Afinal, elas melhoram a qualidade de vida da população, geram novos empregos, contribuem com a sustentabilidade (por meio da oferta de transportes públicos) e muito mais.
“Sem elas, seria impossível a locomoção das pessoas nas cidades, principalmente nas capitais. Imagine se não existisse METRÔ, BRT, Pontes, Viadutos etc. Como seria a nossa qualidade de vida?”, Paulo Fernando A. Silva traz a reflexão.
Entenda qual é a principal função do concreto em obras de infraestrutura para a mobilidade
Depois da água, o concreto é o material de construção mais consumido no mundo.
Para você ter uma ideia, Silva conta que, no Brasil, somente em 2020 foram consumidos mais de 42 milhões de m³ - e, no mundo, mais de 4 bilhões de m³.
“Logo, o concreto é de suma importância na construção de METRÔ, de BRT, de Pontes e Viadutos, dentre outros”, reforça o especialista.
Além disso, Silva comenta que o principal sistema de construção utilizado nessas obras é o concreto moldado “in loco”.
Saiba qual é o tipo de concreto mais utilizado nessas obras
Silva explica que, para definir o principal tipo de concreto, depende muito das especificidades das obras.
“Por exemplo, em obras do Metrô se utiliza concreto auto-adensável, concreto projetado e concreto convencional/bombeado. Em obra de BRT se utiliza o concreto compactado com rolo (CCR) e o concreto específico para pavimento rígido, o qual depende do equipamento a ser empregado para sua confecção”, observa.
Veja quanto de concreto é utilizado em grandes obras de infraestrutura
Silva conta que o consumo de concreto em obras de infraestrutura é muito grande, principalmente se considerarmos as obras de construção de METRÔ, MONOTRILHO, etc. Inclusive, essas são obras quase que exclusivamente de concreto.
Dessa forma, “O volume utilizado depende do ano em análise”, como ressalta o professor e doutor.
Saiba quais são as novidades do uso do concreto nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana
Veja quais são as principais novidades do uso de concreto nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana, de acordo com Silva:
- concreto projetado com aditivo acelerador colorido, o qual nunca foi utilizado na América Latina;
- concretos para um futuro sustentável;
- concreto para fabricação dos anéis do Shield;
- concretos especiais para Paredes Diafragma;
- concretos mais duráveis para execução do BRT;
- dentre outros.
Gostou de aprender mais sobre o concreto nas obras de infraestrutura para a mobilidade urbana? Se sim, leia também: Três tendências de construção em concreto para 2022.