O Brasil está a caminho de receber seu primeiro túnel imerso, um marco na engenharia nacional. Com 870 metros de extensão e localizado a 21 metros de profundidade, a estrutura será instalada sob o mar para conectar as cidades de Santos e Guarujá, atendendo a uma demanda histórica da população.
Investimento e Parceria
O projeto conta com um investimento estimado em R$ 6 bilhões, financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e pela iniciativa privada. A concessão será lançada oficialmente em evento com a presença do governador Tarcísio de Freitas. A empresa vencedora da licitação será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos.
Infraestrutura e Tecnologia
O túnel contará com seis pistas de rolamento, sendo três em cada sentido, com uma faixa adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma passagem exclusiva para pedestres.
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados, que serão fabricados em uma doca seca. Após testes de impermeabilidade e vedção, os módulos serão transportados por flutuação até o local de instalação, onde serão imersos e conectados para formar o túnel definitivo.
Etapas da Construção
- Preparação do Solo – Uma trincheira será escavada no fundo do canal para acomodar os módulos do túnel, com reforço de placas de concreto para suporte estrutural.
- Construção dos Módulos – Os elementos do túnel serão produzidos em concreto, com reservatórios internos temporários para garantir a flutuação durante o transporte.
- Transporte – Após testes de segurança, a doca seca será inundada e os módulos flutuarão até o local de instalação, com apoio de rebocadores.
- Posicionamento e Imersão – Os elementos serão fixados em pontes flutuantes e imersos lentamente até atingirem a posição definitiva.
- Conexão dos Elementos – Guinchos hidráulicos aproximarão os módulos, que serão selados por pressão diferencial e nivelados com macacos hidráulicos.
- Proteção Final – Uma camada de pedras será aplicada sobre o túnel para protegê-lo contra impactos de embarcações e ancoragens acidentais.
Benefícios e Perspectivas
O projeto do túnel Santos-Guarujá, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um avanço para a infraestrutura do Brasil. Além de melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento, a obra impulsionará o desenvolvimento econômico da região e a expansão do Porto de Santos.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas ou por um trajeto rodoviário de cerca de 40 km. O novo túnel reduzirá significativamente o tempo de deslocamento, facilitando a circulação de mais de 21 mil veículos diários, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
A construção do túnel, uma solução de engenharia inovadora, promete transformar a Baixada Santista e solucionar um dos maiores desafios logísticos do país, proporcionando mais segurança, agilidade e sustentabilidade para a mobilidade regional.
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