Percebendo a falta de critérios e instruções claras para a execução de pisos industriais de concreto em obras pelo Brasil, a Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre) está preparando um manual completo de boas práticas para os projetistas e executores.
Esse material inédito foi apresentado pela primeira vez no 16º Seminário Anapre de Pisos e Revestimentos, realizado nesta quarta-feira (7) durante o Concrete Show 2024, principal evento da América Latina para profissionais e empresas da cadeia construtiva.
O tema é urgente porque a ausência de diretrizes pode levar a falhas que comprometem a durabilidade e a segurança das estruturas, além de aumentar os custos de manutenção e reparos. O novo manual busca justamente preencher essa lacuna, proporcionando uma base técnica sólida para os profissionais do setor.
Quem falou sobre o assunto foi o engenheiro Eduardo Massao Muto, sócio-diretor da Ciclo Engenharia e diretor técnico da Anapre. O especialista explicou que o manual, com previsão de lançamento ainda este ano, terá dicas para a definição dos custos de execução e preço de venda, soluções técnicas, recomendações de uso após a entrega e como prevenir as patologias mais comuns nesse tipo de piso.
“Esse projeto começou em 2021 com a criação de um comitê técnico composto por construtoras, projetistas, executores e fornecedores de materiais, que estão contribuindo com sua experiência prática. Precisamos ‘elevar a régua’ do mercado e auxiliar as empresas de pisos de concreto a realizar seus orçamentos, planejamentos e execuções das obras dentro das boas práticas, garantindo a entrega ao cliente com a qualidade esperada”, afirmou Eduardo Massao.
Capacitação, conhecimento de custo e auxílio jurídico
O manual da Anapre também deve abordar a importância da escolha dos materiais adequados, desde o concreto até os aditivos e reforços utilizados, como as macrofibras sintéticas. Essas fibras têm se destacado pela capacidade de aumentar a resistência à tração e ao impacto dos pisos, além de diminuir o risco de fissuras. O uso correto dessas tecnologias, aliado às boas práticas de execução, pode prolongar significativamente a vida útil dos pisos industriais.
Outro fator fundamental para que esse setor se desenvolva no Brasil é a capacitação dos gestores e funcionários. O diretor técnico da Associação mostrou dados do Sebrae que apontam que 86% dos empresários não conhecem a composição dos custos do principal produto ou serviço oferecido pela empresa.
“Como manter a qualidade na execução de pisos de concreto se o seu colaborador não tem um salário justo, nos valores de mercado? Isso passa não apenas pelo conhecimento de custos, mas também pela definição de responsabilidades das partes através de um contrato. Toda prestação de serviço deve ser formalizada sob assessoria jurídica”, completou o sócio-diretor da Ciclo Engenharia.
Webinar Manual de Boas Práticas para o Executor de Piso de Concreto
Recentemente, a Anapre disponibilizou um webinar sobre o manual no canal de Youtube da associação. Com a apresentação do Eng. Eduardo Massao Muto, confira mais detalhes abaixo:
Confira também a palestra “Projeto para Piso de Concreto” apresentada pela Anapre durante o Concrete Show 2024.