O ciclo de vida do desenvolvimento de um projeto costuma apresentar inúmeros desafios aos engenheiros e arquitetos e a ineficiência em atender às solicitações de alterações, acréscimos e realizar adequações no cronograma pode ser determinante para o insucesso do empreendimento.
Ambientes de trabalho isolados, compostos por profissionais focados em suas responsabilidades individuais e literalmente desconectados do contexto no qual o projeto está inserido é o que leva à formação dos chamados silos - dados gerados, verificados, refinados e compartilhados somente em parte e o conhecimento que não é passado adiante.
A realidade é outra na Vista Engenharia, empresa que atua especificamente com estruturas metálicas e mistas de aço e concreto. Segundo Lucas Gusmão, engenheiro civil e responsável técnico pelo projeto estrutural e sócio da empresa. “A Vista Engenharia utiliza o Tekla Structures desde a sua fundação. No ramo de projetos de estruturas metálicas a modelagem 3D é essencial para garantir a precisão do processo de fabricação”.
A Colaboração Digital como Peça Chave
Tendo em vista que vários profissionais precisam contribuir para a concretização do desejo do cliente é imprescindível que esta comunicação seja fluida e fundamentada nos dados do projeto e que todos possam interferir positivamente visando o sucesso comum.
Compatibilização de Projetos no Trimble Connect - Fonte: Vista Engenharia
O engenheiro detalha ainda mais o método de trabalho: “Na Vista Engenharia, o BIM é aplicado em todas as etapas do projeto. Desde o lançamento estrutural, passando pela análise e dimensionamento, projetos básicos, executivos até entrega para a fabricação. ” Além dessas etapas desenvolvidas em um processo relativamente linear, houve também a necessidade de interagir com os demais participantes e suas informações digitais disponibilizadas no ambiente comum de dados (CDE na sigla em inglês), conforme menciona Gusmão: “foi muito utilizado no processo de compatibilização com as demais disciplinas, através do Trimble Connect” e complementa: “Como se tratou de um projeto residencial, com a estrutura influenciando diretamente a estética da edificação, as decisões sobre o lançamento estrutural eram constantemente apresentadas e compatibilizadas em 3D”.
Estrutura Metálica, Steel Decks e Telas Soldadas no Tekla Structures - Fonte: Vista Engenharia
A Execução no Tempo Certo
A questão da comunicação continua sendo uma questão delicada, mesmo com o uso bastante disseminado dos aplicativos de mensagens de texto, áudio e vídeo. Diferenças de versões da informação disponibilizada, a falta de controle no atendimento de grandes volumes de solicitações são alguns dos gargalos que se apresentam quando soluções inadequadas são postas à prova. Problemas que o ambiente comum de dados, aqui representado pelo Trimble Connect, por meio do recurso de comentários e tarefas oferece as devidas soluções: “Os arquitetos avaliaram e comentaram sobre todos os aspectos das estruturas, até chegarmos na solução mais adequada.” cita Gusmão. O projeto passa então a ter um histórico de atividades, pendências e controle em uma plataforma centralizada.
Modelo Multidisciplinar no Trimble Connect - Fonte: Vista Engenharia
Uma vez sanadas as pendências e inconsistências, é possível seguir adiante para etapas de documentação para execução: “Até este momento nenhum desenho foi emitido e as interações foram bastante dinâmicas. Quando finalmente partimos para edição de desenhos, estávamos com a solução bem definida.”
Plano de Bases dos Pilares e Detalhes - Fonte: Vista Engenharia
Um outro resultado positivo desta abordagem, focada na resolução de todas as pendências na etapa do projeto pré-executivo, é a redução na quantidade de revisões. Há maior liberdade de ação durante as etapas preliminares e as soluções podem ser as mais diversas tendo em vista que não há o fator de urgência típico de uma obra em andamento. “Após a entrega do executivo as revisões são menos frequentes. Ao longo do desenvolvimento, ainda antes da elaboração dos desenhos, o modelo 3D passa por muitas idas e vindas, ajustes finos, até chegar no ponto para o projeto executivo” reforça o engenheiro.
Vencidas as etapas de definição do projeto, alterações que geram impacto na documentação de projeto já extraída podem ainda acontecer e neste momento o recurso de sincronização de modelo e documentação é colocado em prática, conforme destaca Gusmão: “O gerenciamento de revisões no Tekla é ótimo! As alterações no modelo 3D atualizam diretamente os desenhos e organização de marcas dos elementos, do desenho das partes isoladas até o diagrama de montagem”. E vai além: “O controle de revisão na lista de documentos pode ser convertido em relatórios e listas que auxiliam no controle deste fluxo junto à fábrica das estruturas ou a obra”.
O Exemplo bem-Sucedido e Melhorias no Radar
Uma vez adotado, implementado e validado, o novo processo de projetos é um caminho sem volta. A utilização inteligente dos recursos disponíveis tornou-se uma constante em todas as etapas internas de produção de projetos da empresa, como descreve Gusmão: “Para o projeto de estruturas metálicas, acredito que em todas as etapas é possível aplicar a nova tecnologia e já utilizamos na Vista Engenharia do projeto ao planejamento”.
Estruturas Metálicas e de Concreto Armado no Trimble Connect - Fonte: Vista Engenharia
Ele cita ainda um caso de uso de um parceiro da execução: “Em um caso específico, a empresa responsável pela execução das estruturas metálicas e formas steel deck, utilizou toda a documentação que entregamos. O modelo 3D foi bastante útil para identificação de orientação de peças, elementos de fixação, nomenclaturas de conjuntos etc.”
Montagem da Estrutura Metálica - Fonte: Steel Engenharia
Estrutura Metálica e Fechamentos em Alvenaria - Fonte: Grid Engenharia / Steel Engenharia
A aplicação da tecnologia BIM para estruturas metálicas gera ainda resultados positivos para o processo produtivo industrializado de alguns clientes: “Nossos clientes utilizam bastante os arquivos DSTV para corte e furação de chapas e perfis” destaca o engenheiro.
Por outro lado, etapas de orçamentação e planejamento de outras disciplinas ainda representam um desafio pela indisponibilidade de dados gerados na forma de modelos com adequado grau de detalhamento: “As etapas de levantamento de quantitativos, orçamento e planejamento ainda são pouco aplicadas em modelos de outras disciplinas, por nem sempre ter um modelo completo ou organizado o suficiente para levantamento das informações” conclui.
O paradigma do Papel
O caminho trilhado por empresas e profissionais no sentido de processos mais inteligentes e mais tecnológicos já é longo, mas há ainda casos de certa resistência, dificuldade ou mesmo indisponibilidade de acesso à informação gerada para o projeto na sua íntegra bem como sua correta utilização na fábrica ou em campo, como relata Gusmão: “Uma dificuldade recorrente é encontrar parceiros que também estejam dispostos a trabalhar com a tecnologia e realmente explorar todos seus potenciais”.
A chamada questão cultural também oferece desafios. O uso de recursos digitais, principalmente em campo, requer disposição de se quebrar o ciclo tradicional do uso de informações em papel. “Outra dificuldade, que ainda é uma barreira cultural no Brasil, é a aplicação do BIM na obra e no pós-obra. Aqui ainda somos muito apegados ao papel, e é necessário levar o projetista à obra para auxiliar nessa quebra de paradigma, apresentando as vantagens reais que a tecnologia traz para estas fases do projeto” finaliza.
Ficha técnica da obra: Casa 350 |
|
Projeto de estruturas metálicas |
Vista Engenharia |
Projeto de estruturas de fundações e concreto armado |
BVA Engenharia |
Projeto de Instalações |
Pragma Projetos |
Projeto Arquitetônico |
Bloco Arquitetos |
Construtora |
GRID Engenharia |
Fabricação e Montagem Estruturas |
Steel Engenharia |