Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados

Elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados.jpeg
É a partir do projeto de arquitetura que é possível dar início aos projetos complementares de uma obra. Leia mais!

Não é nenhuma novidade que o setor de pré-fabricados está em constante expansão no Brasil. Afinal, essa modalidade construtiva só traz benefícios para o canteiro de obras. Além disso, eles atendem à demanda atual da sociedade, que está sempre em busca de um projeto rápido, seguro e eficaz.

Para falar um pouco mais sobre a elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados, entrevistamos o arquiteto do escritório Greghi & Aguero, Héctor Rhávi. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

O que são os pré-fabricados?

Para Héctor Rhávi, “Pré-fabricados é um método da construção civil que tem o objetivo de adiantar os prazos de uma obra. Para isso, as peças são levadas já prontas para a execução dos projetos”.

Dessa maneira, as peças são calculadas previamente e reduzem o cronograma e os custos da obra. 

Isso acontece porque há a “Eliminação de mão de obra e de materiais excessivos na execução de vigas em concreto, pilares em concreto, lajes, dentre outras etapas”, explica Rhávi.

Porém, o especialista reforça que essas peças devem apresentar comprimento e peso compatíveis com as formas de transporte. Além disso, a mão de obra é mais restrita, pois deve ser muito mais especializada.

Qual o papel do projeto de arquitetura em obras com pré-fabricados?

Da mesma maneira que os outros métodos de execução são essenciais, o papel do projeto de arquitetura nas obras com pré-fabricados é de extrema importância.

“É a partir do projeto de arquitetura que é possível dar início aos projetos complementares de uma obra; por exemplo, elétrico, hidráulico e o estrutural — que é onde os pré-fabricados permeiam com maior atividade”, comenta Rhávi.

Para isso, o arquiteto ressalta que é importante que haja a compatibilização entre os projetos complementares e o de arquitetura. Afinal, muitas vezes, são profissionais diferentes que estão à frente desses projetos.

O que o arquiteto deve saber para elaborar um projeto com pré-fabricados?

De acordo com o arquiteto do escritório Greghi & Aguero, Héctor Rhávi, “Para elaborar um projeto de arquitetura com pré-fabricados, o arquiteto precisa compreender precisamente a viabilidade dos vãos livres do projeto como lajes, coberturas, elementos em balanço, dentre outros”.

Você também pode gostar de ler: Principais setores que se beneficiam de pré-fabricados.

Quais os softwares e metodologias mais utilizados para a produção do projeto de arquitetura com pré-fabricados?

Atualmente, existem diversos softwares de projetos que podem dimensionar obras com pré-fabricados, como:

  • Archicad;
  • Revit;
  • Eberick;
  • TQS. 

“Alguns desses softwares são especializados em cálculos estruturais; outros comportam diferentes tipos de projetos, como arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico”, salienta Rhávi.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a elaboração do projeto de arquitetura com pré-fabricados? Então, complemente o seu estudo no assunto lendo também: Pré-fabricados de concreto: como melhorar seu uso na obra.

Acompanhe os painéis de pré-fabricados no Concrete Show Xperience 2021. Inscreva-se agora!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar