O termo “ágil” se popularizou recentemente em uma variedade de setores, principalmente no de desenvolvimento de softwares. As metodologias ágeis, como também são conhecidas, oferecem uma estrutura que difere dos métodos tradicionais de entrega de projetos em cascata, que normalmente abrangem ciclos de entrega longos com resultados principais entregues apenas no final do projeto.
Historicamente, as metodologias ágeis não foram amplamente utilizadas ou testadas na indústria da construção. Existem materiais disponíveis sobre o tema, porém são esparsos. Independentemente disso, devido aos rendimentos positivos do ágil em outros setores, as equipes de projeto de construção começam a explorar os conceitos-chave e testá-los nos canteiros de obras.
Este white paper fornece uma visão geral dos princípios ágeis e explora como eles podem ser adaptados e adotados em um fluxo de trabalho de projeto de construção, mostrando como planejamento iterativo, auto-organização e sprints de curta duração são capazes de gerar melhorias em segurança, qualidade, custo e desempenho.
Boa leitura!