Segundo dados do Sinduscon-SP, 52% do consumo de energia brasileiro se dá em edificações. A construção civil tem papel importante neste uso, já que as obras demandam um alto uso do recurso para manter os maquinários, iluminação e demais aparatos em funcionamento durante todo o processo construtivo.
Em virtude dessa situação, a eficiência energética tem sido um tema cada vez mais abordado na indústria, com construtoras, empreiteiras, escritórios de engenharia e demais agentes do setor buscando formas de utilizar energia renovável para reduzir tanto os custos quanto o consumo, promovendo assim uma mais sustentabilidade.
Mas, afinal, como a construção civil pode tornar essa necessidade em realidade com base em ações concretas que visem utilizar energias de fontes limpas e renováveis? Para saber, conversamos com dois profissionais do meio. São eles:
- Fabiano Chotoli, gerente técnico do Laboratório de Materiais para Produtos de Construção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e
- Samuel Gosch, gerente de Inovação, Sustentabilidade e Qualidade da EZTEC.
Transformando a construção civil em 2024: o que você vai conferir?
- A importância da eficiência energética na construção civil hoje
- Os principais desafios que a indústria da construção civil enfrenta em relação ao consumo de energia e desperdício de recursos
- Estratégias-chave para melhorar a eficiência energética em edifícios do planejamento até a operação
- Exemplos de projetos que demonstram os benefícios da eficiência energética na construção civil
Cadastre-se e baixe o e-book!
Baixe gratuitamente este material para saber o que eles pensam do tema!