Em um cenário em que temas como a mudança climática e os efeitos de gases do efeito estufa estão cada vez mais presentes, falar dos impactos ambientais no setor da construção civil é imperativo e vital para qualquer empresa.

Pensando nisso, o PoeiraCast teve em sua edição de número 76 um interessante bate-papo sobre esse e outros temas com Osvaldo Oliveira, especialista em Relações Institucionais e Sustentabilidade da ADS Tigre do Brasil; e Viviane Zanelato, Gerente de Marketing e Administração de Vendas da ADS Tigre do Brasil.

Transmitido diretamente da 15ª edição do Concrete Show, o podcast oficial do evento trouxe mais uma conversa enriquecedora sobre o papel do setor construtivo no futuro da sociedade e no uso das inovações para otimizar tais aspectos sustentáveis.

Acompanhe abaixo o que os convidados falaram sobre o assunto!

ADS Tigre e a utilização de material reciclável para a construção de tubos

Iniciando sua participação, Osvaldo apontou a necessidade de que as empresas do segmento tenham ferramentas para quantificar o impacto de suas atividades na questão ambiental.

“Precisamos ter outros critérios que não somente a questão de preço e tecnologia, mas também o impacto ambiental. Você trazendo mais desses critérios, a escolha pelas soluções mais adequadas será mais certeira, pois caso contrário você trará critérios que pesam lá no final”, ponderou o entrevistado.

Complementando a visão de seu colega, Viviane ressaltou o papel da ADS Tigre neste cenário, destacando que a empresa tem atuado em duas frentes para a produção de seus materiais de drenagem e saneamento, como os tubos.

“Além de tirarmos dos aterros o material reciclável para fazer os tubos, nós também contribuímos do outro, combatendo as enchentes”, celebrou ela, ressaltando que a ADS Tigre também tem participado de congressos para apresentar tais soluções.

Polietileno de Alta Densidade (PEAD): inovação aliada à sustentabilidade

Entre outros pontos abordados pelos participantes, Oliveira falou sobre o uso de materiais reciclados em tubos de drenagem, chamado de PEAD. 

Conforme explicado pelo entrevistado, o Polietileno de Alta Densidade está entre os tipos de plásticos mais encontrados nos resíduos sólidos, sendo uma ótima opção para aliar a reciclagem com a utilização inteligente para tubos e demais conexões.

Zanelato concordou, ressaltando também que a ADS Tigre tem se empenhado cada vez mais na otimização sustentável de seus produtos através de certificações e parcerias com instituições como o CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

“Não existe material inadequado e ruim, é uma questão de aplicação. É óbvio que o concreto tem um monte de aplicações, e a construção veio dele, não há como desassociar. Mas para algumas aplicações, como drenagem, precisamos ir para o que é mais moderno”, refletiu Osvaldo.

Para continuar aprendendo, veja agora nosso conteúdo sobre locação de equipamentos: o poder por trás das maiores obras!