A construção civil vem passando por uma verdadeira revolução, impulsionada pela integração de tecnologias avançadas como robôs autônomos, drones de inspeção e sistemas de construção automatizada.
Essas ferramentas inovadoras não apenas elevam a produtividade e a eficiência nos canteiros de obras, mas também desempenham um papel fundamental no aumento da segurança operacional, protegendo trabalhadores e otimizando o ambiente de trabalho.
Embora muitos associem a chegada dessas tecnologias à substituição da mão de obra humana, na prática elas surgem para potencializar os serviços, tornando os processos mais precisos, seguros e ágeis.
Para falar sobre este assunto necessário, conversamos com Mainara Dall’Agno, engenheira civil e de segurança do trabalho e também proprietária da MD Engenharia. Veja mais nos próximos parágrafos!
Utilizando robôs e drones no canteiro de obras
Mainara Dall’Agno explica que o termo robótica inclui as máquinas automatizadas, atualmente muito utilizadas nas indústrias brasileiras.
“Talvez para alguns seja uma novidade ouvir falar em robôs no ramo da construção civil, mas já é muito utilizado no canteiro de obras”, destaca a entrevistada.
Ela acrescenta que, hoje em dia, é possível encontrar diferentes tipos de robôs realizando tarefas de forma autônoma nos canteiros de obras como, por exemplo:
- Robôs de alvenaria e acabamento, que realizam tarefas de assentamento de tijolos e blocos com precisão;
- Robôs para transporte de materiais internos, como movimentação de tijolos e outros insumos;
- Robôs para pintura e aplicação de revestimentos.
“Esses equipamentos automatizados ajudam a reduzir erros e, consequentemente, acelerar o cronograma, facilitar a gestão da obra, reduzir o esforço físico dos trabalhadores e diminuir desperdícios”, observa Mainara.
Segundo a profissional, é possível encontrar também muitos drones fazendo parte da construção civil.
Este equipamento é utilizado no canteiro de obras para mapeamento topográfico, monitoramento do cronograma e inspeções em áreas de difícil acesso, possibilitando que os dados sejam integrados aos sistemas BIM.
“Importante citar também que hoje se utilizam drones para a fiscalização da segurança do trabalho dentro do canteiro de obras, fazendo o monitoramento do uso de EPIs e identificação de áreas de perigos para prevenir acidentes, interdições e embargos”, lembra.

Tecnologias usadas na otimização da construção civil
De acordo com a especialista, os equipamentos automatizados podem acelerar as tarefas de precisão e também as repetitivas.
“Já o uso de drones auxiliam em mapeamentos com riqueza de detalhes em menor tempo, ou seja, o custo/hora se torna mais eficiente de quem utiliza essas tecnologias”, comenta.
O futuro das construções com robôs e drones
Mainara Dall’Agno fala positivamente sobre o uso cada vez maior de robôs e drones nas construções.
A especialista explica que os sistemas de gestão estão sendo cada vez mais integrados com o uso da Inteligência Artificial, permitindo controle em tempo real e auxiliando na diminuição de riscos e desperdícios em obras.
“Veremos também expansão da rede robótica, na qual os robôs assumem as tarefas repetitivas e de alto risco no lugar dos humanos, para que os mesmos assumam tarefas estratégicas na gestão dos projetos”, prevê.
Robótica e drones colaborando com o setor construtivo
Conforme a entrevistada, atualmente, no Brasil, é possível perceber a rápida movimentação das novas tecnologias no ramo da construção civil.
Os principais pontos são o aumento da produtividade e a redução de custo e desperdícios de materiais.
“Estudos mostram que a automação pode diminuir em até 20% o desperdício gerado em obras, promovendo mais eficiência e sustentabilidade”, finaliza a engenheira.
O futuro das obras é automatizado, conectado e colaborativo, e essa transformação já começou. Você está se preparando ou em busca disso? Continue acompanhando o Concrete Show Digital para ficar por dentro das novidades do setor!