Realidade virtual e realidade aumentada são dois termos em ascensão no mercado. Se antes estavam diretamente ligados ao entretenimento, nos dias de hoje são importantes ferramentas em diferentes segmentos.
Na construção civil não é diferente, auxiliando os engenheiros e projetistas na obra, desde sua concepção, com assistência em insights para iniciar o projeto, até a construção, apontando os melhores caminhos para sequenciar o trabalho.
Durante o Concrete Show, esse tema foi destaque e teve um momento dedicado no Congresso Construindo Conhecimento, com as programações: “Experiência Imersiva Realidade Aumentada e Virtual” e a apresentação “Realidade Aumentada e Concreto: Transformando a Construção no Brasil”.
Enquanto o primeiro ofereceu a experiência para os presentes que haviam se inscrito previamente, demonstrando na prática como funciona o RV e RA na aplicação, o segundo trouxe cases de sucesso com a realidade virtual dentro da construção nacional.
Participaram do painel: Carlos Costa, diretor-técnico da Trimble; Felipe Toledo Lima, CEO e fundador da Inbuilt; Marcelo Martins, diretor e administrador na 360 Up; e Caroline Machado de Abreu, head de inovação e tecnologia, qualidade e meio ambiente na MPD Engenharia; além da moderação de Horácio Reis, consultor na Bluestorm Studios.
“Conseguimos entender como a realidade virtual e a realidade aumentada conseguem interagir no estágio de obras com vocês”, ressalta Horácio.
Cases de Sucesso na aplicação de RA e RV
Singular, condomínio residencial em Alphaville
O Singular, um condomínio residencial em Alphaville, bairro nobre da cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, é resultado da parceria entre a MPD Engenharia e a Inbuilt.
“Focamos em criar realidade aumentada com foco em nosso cliente final, entregando experiência que vai ajudar na tomada de decisões. E usamos IA para pontos de inserção desde o início do projeto. O Singular é um empreendimento que entregamos no final do ano passado. São 72 casas, mas o que o cliente mais quer é personalização. Então esse é nosso desafio e a realidade aumentada ajuda a personalizar cada imóvel”, explica Felipe Lima.
A tecnologia funciona a partir de uma varredura de cada lote, usando uma câmera de escaneamento em 3D de todo o empreendimento – tanto as casas quanto o espaço externo. A ideia, a partir disso, é trabalhar com o BIM (uma metodologia que utiliza modelos digitais tridimensionais para representar informações de um projeto de construção ao longo de todo o seu ciclo de vida) para a realização do projeto. Com o escaneamento realizado, é feita uma varredura da obra para tirar as medidas com grande precisão.
Na prática, o projeto começa em CAD, depois são desenvolvidas as operações e, só então, o escaneamento, que vai para o RVT e, por fim, o Inbuilt realiza o seu serviço de precisão em realidade virtual.
Depois desse movimento, é o momento da construtora seguir o caminho apontado. Mas, mesmo assim, é preciso considerar outras questões, como relembra Caroline Machado, da MPD Engenharia: “Temos que ir testando onde o cliente, ou nós mesmo, podemos usar melhor”.
Infraestrutura para B2B
“A 360 Up é uma empresa de realidade virtual, com especialidade em imagem de alta definição estereoscópica. Há mais de 35 anos que atuamos no segmento audiovisual, e nos últimos 12 na produção de realidade virtual e imersiva. O usuário consegue usar essas experiências em qualquer dispositivo apto a rodar VR. Hoje nosso foco está na área industrial, nosso produto pode agregar valor do início ao fim da obra”, conta Marcelo Martins.
O executivo apresentou alguns cases de sucesso da empresa:
- Nestlé – com foco na comunicação e em treinamento fabril, acompanha também todo o processo de fabricação de Nespresso no Brasil, da plantação do café ao descarte das cápsulas;
- BMW – visita industrial remota, com acesso a processos complexos sem interromper a produção;
- Usina de Tucuruí (PA) – com sua infraestrutura monumental, a realidade virtual aproxima o público de áreas críticas e de difícil acesso;
- Kaufmann – visualização de obra e de sua decoração, apresenta também o antes e depois para acelerar decisões de layout e acabamento.
“A realidade virtual está transformando o setor de construção, mas também os outros, como educação. Temos construído muitas peças voltadas ao treinamento. A realidade virtual já está consolidada e está pronta para ser usada no mercado”, finaliza Martins.
Tecnologia disponível por todas as Américas
“A Trimble é uma empresa americana focada em tecnologia. Aqui no Brasil é bastante presente na engenharia de projetos. E tentamos melhorar ao adicionar outras áreas, incluindo a realidade aumentada. O objetivo é o fluxo de trabalho ser mais fluído”, explica Carlos Costa.
A plataforma oferecida pela empresa fornece serviços com precisão centimétrica em campo, assim como leitura das obras e identificar suas fases, como onde está completo ou incompleto, além de apontar situações críticas e as não-conformidades.
A realidade virtual e a realidade aumentada deixaram de ser tendências para se tornarem soluções concretas no setor da construção civil. Mais do que recursos tecnológicos, elas representam uma mudança na forma de projetar, executar e entregar obras, trazendo precisão, agilidade e experiências personalizadas para clientes e profissionais.
Com cases já consolidados e empresas investindo em inovação, o futuro da construção está cada vez mais imersivo, e, quem acompanha essa transformação sai na frente. Gostou? Continue acompanhando o Concrete Show Digital para ficar por dentro das novidades da cadeia do concreto e da construção civil!