Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Assuntos Concretos com Gian Romano - Liebherr Brasil

O Assuntos Concretos da vez é sobre Betoneiras e sua evolução ao longo do tempo com participação da Liebherr Brasil. Confira!

Nada melhor que falar com a empresa é considerada a maior fabricante de betoneiras do Brasil e referência mundial na fabricação de equipamentos para construção e mineração, a Liebherr. 

O grupo de origem alemã engloba hoje mais de 140 empresas em todos os continentes e emprega cerca de 48 mil colaboradores.

E para falar sobre a empresa e seus produtos, convidamos Gian Romano, Gerente comercial divisional de tecnologia de concreto da Liebherr do Brasil.

A Liebherr no Brasil

A Liebherr  está presente aqui no Brasil desde 1974, são quase 50 anos atuando no país. Mas, a produção de betoneiras começou na década de 80, mais precisamente no ano de 1987.

Nesse período, a gente vinha saindo de uma recessão econômica e a fabricação desses equipamentos significava um reaquecimento das atividades do grupo Liebherr aqui no Brasil.

Nesse primeiro ano foram vendidas treze betoneiras; no ano seguinte, aproximadamente 100; e hoje esse número supera as mil unidades, o que coloca a Liebherr na liderança do mercado neste segmento.

Planta de Guaratinguetá da Liebherr na América-Latina

Aqui na planta de Guaratinguetá estão concentrada todas as atividades industriais da Liebherr no Brasil. Nós temos instalado numa área de mais de 900 mil metros quadrados, onde mais de 200 mil metros quadrados são de área construída e dedicada à produção de diversos equipamentos, entre eles os equipamentos do segmento de construção.

Especificamente em relação aos equipamentos de tecnologia de concreto e as betoneiras, a gente conta com uma estrutura completa: desde a área de engenharia, responsável pelo desenvolvimento e projeto dos equipamentos; passando pela área industrial, responsável por todas as etapas de fabricação do equipamento; e finalizando com a área de vendas e pós-vendas, responsável pelo atendimento ao mercado e aos clientes.

As diferenças tecnológicas na evolução das betoneiras

Bastante coisa mudou dessa época de 80, no início da fabricação das betoneiras, para cá. A gente fala isso não só em termos de tecnologia, mas também em relação ao design da máquina.

Design das betoneiras

Hoje nós temos desenho que a gente considera ideal para as betoneiras, que nos permite,  por exemplo, ter o tambor com maior volume geométrico e a menor taxa de enchimento do mercado. Isso possibilita que as nossas betoneiras tenham mais espaço para poder misturar o concreto, entregando uma mistura de maior qualidade com maior rapidez aos nossos clientes.

Betoneiras mais leves

Uma outra questão também relevante que a gente têm que destacar, é a questão da utilização de novos materiais na fabricação das betoneiras, e o objetivo disse a conseguiu o equipamento bem mais leve. Inclusive isso é um assunto que está bastante em evidência no momento.

Um equipamento mais leve proporciona para o nosso cliente um ganho em produtividade e economia, porque possibilita um ganho no transporte de carga, um aumento da carga líquida, e o menor consumo de combustível e pneus do caminhão, por exemplo.

Sistema de controle

E também tem que lembrar que a gente tem sistemas de controle que evoluíram bastante ao longo desse período. 

Hoje, a Liebherr oferece o sistema EMC (Electronic Mixer Control), que é um sistema de controle eletrônico para betoneiras que permite, entre outras funções, que esse sistema controle a rotação do tambor da betoneira, independente do motor do caminhão.

Isso ajuda a melhorar a eficiência operacional, e contribui para o menor consumo de combustível, o menor desgaste do equipamento betoneira, e também do caminhão.

A diversidade de demandas de betoneiras

A Liebherr da bastante atenção à isso em relação as betoneiras.

Nós fabricamos betoneiras para todos os tipos de caminhões disponíveis no mercado, mas sempre de forma customizada e personalizada. Então,a gente projeta e fabrica um chassi de betoneira especificamente para cada modelo de caminhão.

Isso visa ter um perfeito encaixe, uma perfeita sintonia entre o caminhão e a betoneira. E isso garante uma correta distribuição de carga e uma maior vida útil em toda a parte estrutural do conjunto, tanto do caminhão, quanto da betoneira.

Fora isso, nós fabricamos betoneiras de várias capacidades, elas vão de 5 a 12 metros cúbicos. E a gente oferece uma gama grande de opcionais, que vão desde a personalização com a marca do cliente, até o sistema de controle EMC que eu mencionei agora pouco.

Então, essas são as especificidades que a gente tem em relação a customização dos equipamentos atualmente.

Mudanças por países da América-Latina

A Liebherr atua diretamente em toda América Latina, fornecendo betoneiras a partir da nossa fábrica aqui do Brasil. A maior mudança que tem para esses países, quando a gente fala de país para país, há várias diferenças, principalmente no que se diz respeito ao modelo do caminhão.

Alguns países usam modelos de caminhões diferentes dos nossos. Então, as betoneiras são diferentes, a construção das betoneiras.

Outra coisa que muda, também são os itens de segurança que são exigidos pelas normas de cada país. Então, a gente têm que se preocupar com as legislações de cada país, e entregar a betoneira com esses itens exigidos. Mas, isso não é não a grande problema para nós. 

Nós estamos preparados para atender toda essa demanda, não só no Brasil, como nos demais países que a gente atua: toda América Latina, alguma coisa também um pouco para cima da América Latina, América Central e América do Norte.

Então, nós estamos bem preparado para atender a todas essas demandas desses países.

Soluções tecnológicas para eficiência e economia opercional das betoneiras Liebherr

O que faz diferença para nós são soluções que vão desde a qualidade da matéria-prima, dos componentes, e da tecnologia que a gente emprega no nosso processo de fabricação,  que garante, por exemplo, uma maior vida útil para as betoneira. 

A qualidade do concreto que as nossas betoneiras entregam devido à alta performance de mistura.

E a questão das betoneiras leves e do sistema EMC, que permitem aos nossos clientes terem uma maior produtividade, uma redução no consumo de combustível.

E tudo isso junto faz com que as betoneiras Liebherr consigam entregar alta eficiência e economia operacional para o mercado.

Você tem vantagens diretas e indiretas.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Liebherr

Falando de betoneiras, a gente está sempre investindo.

Novas tecnologias

Hoje, no que se fala em relação ao futuro, nós temos o caminho da tecnologia: os controles, telemetria. A Liebherr está sempre pesquisando, sempre antenada com isso. 

Equipamentos elétricos

Hoje se fala bastante na questão de equipamentos elétricos, a Liebherr também está bastante atuante nisso, já tem uma betoneira elétrica sendo fornecido na Europa. Aqui para o Brasil e América-Latina o assunto caminhando um pouquinho mais devagar, mas a Liebherr está atenta a isso. Combustíveis alternativos são uma demanda de toda a indústria automotiva, na verdade do mercado.

Então, nós estamos bastante antenado a todas as tendências e demandas do mercado. São os dois pontos que são bastante relevantes: tecnologia, a telemetria; e redução de emissões de poluentes, que passa aí por equipamentos elétricos ou combustíveis alternativos.

Resultados da Liebherr na pandemia

Quando começou a pandemia, principalmente lá no começo, foi bastante assustador. Nós tivemos que nos adaptar bastante, principalmente nas questões de trabalho remoto. Então, a nossa empresa não estava habituada com isso, não estava acostumada, nós tivemos que nos adaptar com trabalho remoto, com revezamento, com criação de outros turnos, para poder evitar o contato, para poder aumentar o distanciamento social.

Mas, o fato é que a área da construção civil, durante esse período, se manteve como um dos setores essenciais da economia no país. E por isso, a construção não parou, ela continuou a todo vapor.

Com isso, nesses últimos dois anos, nós percebemos que a frota de betoneira estava bastante defasada e obsoleta, isso em decorrência de um período de recessão econômica que nós tivermos pré-pandemia.

Assim o mercado das betoneiras tem passado por um período bastante positivo nesse nesses últimos anos. Mas, é bom a gente também lembrar que se de um lado existe o aumento da demanda, por outro lado, as dificuldades também aumentaram bastante.

Isso por conta do aumento da inflação, do aumento das taxas de juros e também muito por conta da escassez de componentes para a fabricação, tanto das betoneiras, quanto dos caminhões, que é o item essencial para a gente poder vender as betoneiras. A gente não consegue vender betoneira se não tiver caminhão. 

Então, essa falta de componentes também impactou bastante negativamente nesse período.

Previsões para o futuro da Liebherr

É muito difícil a gente prever o que está para acontecer, por conta aí destes acontecimentos:

  • A situação política indefinida, não só no Brasil, como em alguns outros países onde a gente atua;
  • A questão da guerra na Europa, que apesar da distância, tem grande influência, hoje no mundo globalizado; 
  • E a questão da pandemia, que ainda não está 100% finalizada. A gente ainda não sabe o que pode acontecer, existem situações de novas ondas em alguns países.

Então, são questões que deixam um cenário bastante nebuloso para frente.

Mas, a gente sempre procura manter uma visão otimista e ponderada sobre o futuro. A gente acredita bastante que a economia do país ainda tem muito a crescer. 

Nós sabemos que por conta de algumas adversidades que a gente está passando, como essas que eu já citei (aumento de inflação, aumento de taxa de juros), as obras residenciais, que foram os grandes responsáveis pela manutenção da construção civil nesse período de pandemia, tendem a dar uma desacelerada.

Mas, a gente acredita que por conta da grande demanda que a gente tem por obras de infraestrutura, essas obras tendem a sair do papel e elas tendem a ocupar o lugar das obras residenciais.

Então, a gente acredita no futuro positivo e o que eu posso garantir é que a Liebherr está bastante preparada para atender toda essa demanda que o mercado possa ter.

O Assuntos Concretos é um programa de entrevistas que traz conteúdos técnicos e de gestão exclusivos, com convidados e personalidades do setor para debater ideias, ações e compartilhar boas práticas. Confira todos os espisódio!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar