O Concrete Show entende a importância da sustentabilidade e inclusão social para o toda a cadeia de construção.
Entre as ações de ESG do Concrete Show estão:
- Reuso dos porta-crachás no evento;
- Reaproveitamento de todo material, inclusive o carpete é reutilizado ou doado para instituições para reaproveitamento;
- A madeira comprada é certificada;
- Lixeiras todas em papelão e separação de recicláveis dentro do evento, incluindo praça de alimentação;
- Uso de lâmpadas de Led em todo o pavilhão e em nossas montagens – redução de energia durante todo o evento;
- Redução no número de materiais impressos, e os ultilizados são com papel certificado FSC;
- Redução de impressão de releases na sala de imprensa: painel para inclusão de QR Codes dos expositores, onde a imprensa tinha acesso às informações;
- Contratação de fornecedores que empreguem idosos, síndrome de down, LGBTQIAPN+, enfatizando a importância da inclusão.
O evento também apoia o Projeto Cuida Alimenta da Safrater – Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, que presta assistência às pessoas em situação de risco e em de alta vulnerabilidade social da comunidade de Americanópolis. Clique aqui para fazer sua doação!
Além disso, nossos expositores e palestrantes também compartilham dessa visão e trazem muito conteúdo durante os 3 dias de evento, de 9 a 11 Agosto, das 13h às 21h. Confira!
Aços especiais com baixa pegada de carbono
Em 2021, a ArcelorMittal anunciou mundialmente a inovação XCarb, como parte da sua estratégia para atingir seu compromisso de emissão líquida zero de carbono até 2050. Na prática, o XCarb irá reunir todas as atividades e produtos de aço fabricados com baixa emissão de CO₂ ou zero carbono na ArcelorMittal, além de iniciativas mais abrangentes e projetos de inovação verde, em um único esforço para se alcançar progressos na neutralidade de carbono.
No estande do Concrete Show, esté em exposição o Vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb™, primeiro produto ArcelorMittal da América Latina produzido com alto percentual de material reciclado e 100% de energia renovável com baixa pegada de carbono. Confira mais informações no estande D10.
“A ArcelorMittal vem acompanhando de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras, pioneiras e ecoeficientes visando a aplicação direta na construção civil, com foco do cliente e alinhado com as principais tendências globais. Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Marcelo Marino, Vice-Presidente Comercial e Metálicos da ArcelorMittal Aços Longos.
A ArcelorMittal, patrocinadora exclusiva da Arena 120 Ideias, apresentará o projeto nesta quarta-feira (10), às 17h, na Arena 1. Antônio Paulo Pereira, responsável pela gerência de Inovação e Desenvolvimento – Construção civil da ArcelorMittal, estará em parceria com um representante da Tegra Incorporadora, apresentado a inovação e casos de uso do XCarb .
No campo social, a ArcelorMittal e a Saint-Gobain lançaram no início de agosto a joint venture Parceiros da Construção, uma plataforma de capacitação para profissionais da construção civil on-line que oferece mais de 100 cursos de capacitação. Com certificados disponíveis gratuitamente para profissionais da área, a plataforma visa contribuir com a qualificação individual e com a transformação digital.
Ás 15h do dia 10 de Agosto, na Arena 2, Camilo Leles – gerente de Comunicação, Branding e Marketing Digital na Saint-Gobain, estará com apresentação Capacitação na Construção Civil na arena 120 Ideias, com apoio da ArcelorMittal.
Concreto de Carbono Zero
A indústria global de cimento é responsável por 8% da emissão de CO2, sendo a segunda maior emissora do mundo. Outro fato importante é que o concreto representa a maior parte do CO2 total incorporado na estrutura de edifícios: cerca de 66%. Por isso, a indústria do cimento esteve em foco nas discussões do Pacto Climático de Glasgow, firmado durante a COP26 (Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas), na Escócia, em 2021.
Nesse cenário, o relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero” é um esforço da Penetron International, presente em 105 países, para diminuir os impactos das mudanças climáticas. O objetivo é contribuir com dados precisos e estratégias de sustentabilidade para que a indústria da construção e do cimento possam alcançar as metas de redução de CO2 em nível mundial. O estudo revela que o aumento na durabilidade do concreto pode reduzir em média 65% da pegada de carbono na construção.
O estudo também conclui que a durabilidade do concreto é o maior desafio para a sustentabilidade na construção. Este resultado está em consonância com os alertas lançados pelo Comitê 160 da ICRI (International Concrete Repair Institute). A instituição afirma que a estratégia de sustentabilidade mais eficaz para estruturas de concreto é evitar a necessidade de reparos.
O relatório demonstra que a impermeabilização e proteção do concreto por cristalização integral pode reduzir em até 90% a pegada de carbono gerada na manutenção e reparação de estruturas. Além disso, a utilização de concreto resistente e impermeável já na execução da obra reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais na medida em que prolonga a vida útil da estrutura em até 100 anos e reduz significativamente a necessidade de reparos.
“Vem daí a importância de pensar e investir na proteção do concreto desde a concepção até às estratégias para realizar manutenções e reparos de forma estratégica. Sustentabilidade, energia renovável e redução da pegada de carbono devem ser pensados com seriedade na construção em nível global para garantirmos o futuro do planeta.”, afirma o engenheiro e CEO da Penetron Brasil, Cláudio Neves Ourives.
Na Arena 120 Ideias, que tem patrocínio exclusivo da ArcelorMittal, o CEO da Penetron Brasil fará o lançamento oficial do relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero” às 16h da quarta-feira (10), na Arena 2.
Energia renovável para a construção civil
A Escola Móvel de Energias Renováveis do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) tem uma infraestrutura de tecnologias como inversores, painéis fotovoltaicos, medidores de energia, turbinas eólicas e sistemas para gestão está no estande D81.
A Escola Móvel é utilizada na formação de profissionais em cursos de tecnologias em energias renováveis nas áreas solar, biomassa, eólica e hidrelétrica. A unidade ainda oferece cursos de curta duração, que ensinam técnicas de geração e utilização de energia, que vão do projeto à instalação. As empresas interessadas podem solicitar treinamentos personalizados para que as equipes tenham domínio das energias sustentáveis.
O supervisor de Projetos e Tecnologia do SENAI, Brendon Donizete da Silva, avalia que a participação no Concrete Show nesta edição será uma oportunidade para um networking de qualidade. “Estarmos em um evento presencial, o que faz com que tenhamos maior proximidade com os profissionais e as empresas, possibilitando a troca de experiências com mais integração, empatia e contato pessoal”, diz ele.
O SENAI também participa nesta quarta-feira (10) da Arena 120 Ideias com a palestra Como transformar ineficiência em lucratividade?, apresentada por pelas Especialistas em Tecnologia do Instituto SENAI Tecnologia Andressa Cavalcante de Sousa e Gabriela de Oliveira Renna. Não perca às 19h na Arena 1.
Faça sua inscrição gratuitamente e venha visitar o Concrete Show no São Paulo Expo até o dia 11 de Agosto, das 13h às 21h.