Seja em pequena, média ou larga escala, os aditivos para concreto se tornaram parte importante na produção deste tipo de material. Em grandes obras, principalmente, onde se espera uma maior qualidade e um desempenho melhor de estruturação, os aditivos são fundamentais.
Durante a preparação do concreto que será utilizado na obra, apenas 5% do produto é composto por aditivos que, misturados ao cimento, água, areia e brita, terão a capacidade de modificar as propriedades físicas.
Para compreender mais dos objetivos e benefícios da utilização dos aditivos para concreto, conversamos com Shingiro Tokudome, diretor de negócios da MC-Bauchemie para a América Latina.
Acompanhe este artigo e saiba mais do assunto!
Quais são os objetivos e benefícios dos aditivos para concreto?
De acordo com Tokudome, os benefícios da incorporação de aditivos estão ligados à necessidade de atender algumas características técnicas do concreto tanto no estado fresco quanto no estado endurecido.
“No estado fresco em manutenção do tempo de trabalhabilidade (longa ou curta), possibilitar a bombeabilidade nas obras, controlar o tempo de pega do cimento e melhorar a sua hidratação”, explica o diretor da MC-Bauchemie.
Ele prossegue: “E no estado endurecido pode ter como objetivo aumentar o desempenho da resistência mecânica, durabilidade das construções e atender necessidades específicas de projetos estruturais como edifícios de grandes volumes e alturas.”
As vantagens da utilização dos aditivos para concreto na mistura são muitos, inclusive no campo da sustentabilidade, assunto este que vem recebendo maior atenção a cada dia.
“Os benefícios no âmbito da sustentabilidade são de concretos com menor emissão de carbono com a diminuição do consumo de cimento, salvando mais de 40% o consumo de água do traço”, relata o especialista.
Indo além da esfera da sustentabilidade, adicionar os aditivos para concreto traz vantagens também para a obra em si. Tokudome explica:
“Eles ajudam no coprocessamento de resíduos industriais, na maior durabilidade das estruturas de edificações e infraestrutura, no aumento do tempo de utilização do concreto no estado fresco (maior que os 150 minutos preconizados na norma NBR 7212) e na construção de projetos arquitetônicos incríveis”.
Os tipos de aditivos para concreto
Pedimos ao representante da MC Bauchemie que citasse os objetivos e benefícios dos 5 principais tipos de aditivos para concreto utilizados em obras na atualidade. Confira:
1. Incorporador de ar
Segundo Tokudome, o incorporador de ar aumenta a durabilidade do gelo e degelo do concreto, diminui a absorção por capilaridade e reduz o módulo de deformação.
“Também é muito utilizado para a produção de argamassa estabilizada e concretos leves”, explica.
2. Plastificante ou redutor de água
Este é o aditivo, conforme Tokudome, mais utilizado na atualidade pelas concreteiras.
Ele comenta que ele “tem o objetivo de controlar o tempo de pega do concreto, melhorar a trabalhabilidade e a bombeabilidade. Além disso, otimiza o consumo de cimento e água da dosagem racional”.
3. Superplastificante
Já o uso do superplastificante vem crescendo. Ele tem como objetivo proporcionar maior trabalhabilidade ao concreto tanto no estado fresco quanto no endurecido.
“No estado fresco como no caso do concreto autoadensável e no estado endurecido permite o material concreto alcançar alta resistência, como nos casos do UHPC (Ultra High Performance Concrete)”, exemplifica Shingiro Tokudome.
4. Modificador de pega
Segundo Tokudome, o modificador de pega atua diretamente na hidratação do cimento permitindo a manipulação da reação química.
5. Modificador de viscosidade
O modificador de viscosidade é um aditivo muito utilizado em concreto autoadensável e/ou de alta trabalhabilidade. Tokudome detalha:
“Ele torna o concreto mais robusto às variações dos materiais constituintes e melhora a bombeabilidade, permitindo executar obras de grandes alturas.”
O custo-benefício de utilizar o aditivo de concreto para a obra
Para o especialista, a utilização de aditivos para concreto em uma obra nos dias de hoje não se trata apenas de custo-benefício, mas de segurança e vida útil da obra.
“Para atender as demandas técnicas dos projetos atuais, é imprescindível o uso de aditivos na composição do concreto para atender as demandas de tempo de trabalhabilidade no estado fresco, controlar calor de hidratação, e as resistências mecânicas e durabilidade”, finaliza nosso convidado.
Se você quer seguir se informando, confira também nosso conteúdo exclusivo com o tema “Aditivos para concreto: o que você precisa saber“.