Você já ouviu falar na pavimentação com concreto permeável? Ela é uma nova tecnologia, como o nome sugere, de concreto permeável. Dessa forma, permite com muita facilidade a infiltração da água e isso proporciona uma série de benefícios.
Para entender um pouco mais sobre o piso permeável de concreto, entrevistamos o sócio-diretor da GTJ Engenharia, Marcio Soubihe. Venha conosco e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!
O que é a pavimentação com concreto permeável e qual a diferença para outras técnicas de pavimentação?
O concreto permeável (também conhecido como piso intertravado) é uma técnica utilizada para ciclovias, estacionamentos, áreas industriais, galpões, pátios, condomínios, estacionamentos, calçadas e estradas que permite a infiltração da água.
Ou seja: ele contribui para a diminuição do escoamento superficial — o que é extremamente importante para evitar problemas de inundações.
Para isso, são utilizadas peças pré-fabricadas de concreto poroso, pois elas permitem a infiltração da água da chuva.
“A principal diferença é que essas peças são porosas e permitem que o solo se mantenha permeável, ao contrário de outras técnicas (como o asfalto), que impedem a permeabilidade do solo”, explica Marcio Soubihe.
Como o concreto permeável é feito e quais são os principais benefícios dessa técnica?
De acordo com Marcio, o concreto permeável é feito de um composto de concreto granular com característica porosa, o que facilita a permeabilidade do solo. “Além de ser um material de fácil instalação, não gera resíduos e permite que praticamente toda a água seja infiltrada em sua composição”.
Além disso, existem outras vantagens para a sua utilização, tais como:
- reduz a formação de poças d’águas nas rodovias;
- controla o escoamento das superfícies pavimentadas;
- permite o escoamento da água para recarga de águas subterrâneas;
- diminui os efeitos das ilhas de calor;
- protege os sistemas de drenagem;
- impede que as impurezas e os metais pesados atinjam o lençol freático;
- ajuda a diminuir enxurradas e enchentes;
- e muito mais.
O que muda no processo de pavimentação e o que é preciso saber antes de iniciar o projeto?
O concreto convencional é impermeável, mais compacto e resistente. Afinal, quanto maior a resistência necessária, menor será a sua permeabilidade. Sendo assim, o concreto permeável tem o efeito contrário, pois permite a drenagem do solo.
“Na concepção do projeto para aplicação do concreto drenante é necessário considerar o tipo de solo e a quantidade de precipitação do local a ser instalado”, ressalta Marcio.
Por que vale a pena investir em concreto permeável?
O concreto permeável traz diversas vantagens. Marcio reforça quais são os principais motivos pelos quais vale a pena investir nessa técnica:
- é um material de fácil instalação;
- promove um baixo índice de manutenção;
- tem alta durabilidade (quando bem instalado podendo ter uma vida útil de até 20 anos);
- suporta desde cargas de pedestres até transportes pesados, como caminhões.
Além disso, nas palavras do especialista: “Trata-se de um material sustentável, pois utiliza poucos materiais em sua composição e na sua instalação”. Dessa forma, contribui com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Que outras novidades semelhantes podem ser usadas na pavimentação?
“Outra novidade semelhante seria a aplicação de asfalto permeável ou também conhecido como asfalto poroso”, reforça Marcio.
Além disso, existem outras técnicas que se assemelham por garantir a permeabilidade do solo, como os pavimentos intertravados, ecopavimento, blocos de pedras com juntas abertas, dentre outros.
Você gostou de aprender mais sobre o que saber antes de realizar a pavimentação com concreto permeável? Se sim, que tal aproveitar para conferir também outro conteúdo que pode ser útil em seu dia a dia? Leia nosso artigo sobre “A evolução do concreto: novidades que podem impactar o setor”. Boa leitura!