No “16º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho”, foi a vez do cliente falar sobre a importância do planejamento do piso de concreto para os negócios. José León, diretor-executivo do Assaí Atacadista, explicou em detalhes sobre como a concretagem influencia diretamente nas vendas, destacando também que a questão estética é bastante relevante para o setor.
Durante o painel “O que o Cliente Espera do Piso de Concreto?”, que aconteceu no Concrete Show 2024, León lembrou que todas as vendas do Assaí Atacadista são realizadas, como é de se esperar, sob o piso de concreto: “Venho para trazer essa visão de cliente. Nos preocupamos tanto com o piso porque é importante para nós”. Pode soar óbvio, mas aponta para algo primordial muitas vezes ignorado: que pequenas falhas podem ocasionar grandes problemas.
Antes, o diretor-executivo ressaltou um pouco o tamanho do Assaí, um atacadista totalmente brasileiro. São 50 anos de mercado e 294 lojas em funcionamento, com a última inaugurada recentemente, no dia 14 de agosto. Presente em 24 estados (fora apenas de SC e RS), além do Distrito Federal, a empresa recebe cerca de 35 milhões de clientes por mês, em um número baseado na quantidade de notas fiscais emitidas. Por essa razão, a rede precisa se preparar para receber pelo menos o dobro de clientes, visto que boa parte vai acompanhado de ao menos uma pessoa.
A importância do piso para as vendas
“O piso para nós é uma ciência. Temos no piso um dos maiores desafios que queremos reforçar a importância. Não queremos apenas a resistência, mas sim um piso que nos deixe dormir em paz. No Assaí Atacadista, quando você entra numa loja, vai enxergar principalmente piso e mercadoria, não a parede, cobertura e luminária. Então o piso é determinante para entregar uma proposta que permita um trabalho de qualidade e conforto”, explicou León.
O executivo também ressaltou que o piso é uma espécie de mantra principal para o Assaí (com a cobertura ficando em segundo lugar nesse ranking), porque qualquer outra condição de construção pode ser ajustada sem grandes transtornos, em caso de necessidade de reformas. Mas quando se trata do piso, é o potencial problema mais crítico que existe, pois qualquer insucesso nele será um incômodo para o cliente.
Inclusive, o Assaí trabalha em cima de duas frases que denotam o quão importante para a empresa é ter uma concretagem: “almejamos o melhor piso do mercado para atender aos nossos clientes” e “os nossos pisos suportam as nossas operações, produtos e clientes”. Ambas as declarações são de Belmiro Gomes, presidente do Assaí, citadas por José León.
Tal mentalidade começou a ser trabalhada com maior afinco há quase uma década. Foi em 2018 que o Assaí mudou seu posicionamento e passou a atuar mais agressivamente e assertivamente no mercado. E com o aumento das exigências de qualidade das obras de suas lojas, os bons resultados vieram: nesse curto período, foram inauguradas 178 unidades, que representam mais da metade dos mercados que a rede atacadista tem. Se precisar, inclusive, atrasam uma inauguração para entregar o piso perfeito.
Com isso, as expectativas da rede Assaí para o piso de suas unidades são: resistência, planicidade e nivelamento, estética, baixa manutenção e zero incômodo para operação e clientes. Inclusive, a empresa trabalha com valores mínimos que, se não cumpridos, as obras precisam passar por reforma antes mesmo da inauguração de uma nova loja.
Um dos motivos é que, após um novo mercado inaugurar, caso seja encontrado algum problema no piso – algo que pode comprometer toda operação e segurança -, a loja precisa fechar para reformas. E se fechar, perde venda, cria insatisfação na clientela e pode ocasionar no cliente indo para o concorrente.
Nesse pacote entra também a questão estética, que pode afastar os compradores. Não apenas isso, mas uma fissura (mesmo que inocente para a estrutura do mercado) pode trazer outras consequências. “Entendemos que vendemos alimentos, então precisamos ter a loja numa condição de limpeza de qualidade. O que vale ter uma área aparentemente limpa e perfumada, se tem um piso que não permite manter limpo e organizado?”, lembrou León.
Case da unidade de Caldas Novas
Antes de encerrar, o diretor-executivo chamou ao palco Fernando Justino, coordenador de obras do Assaí desde 2018, quando começou o novo posicionamento da empresa. “É muito importante que todas disciplinas da obra estejam alinhadas para cumprir a data de inauguração”, ressaltou o engenheiro.
Em um exemplo de como é realizada a obra de uma nova unidade, Justino citou o Assaí de Caldas Novas-GO. O início da construção aconteceu em 4 de janeiro de 2021, quando começou a terraplanagem. Em 5 de fevereiro, a primeira estaca foi instalada, enquanto em 4 de maio já estavam prontos o acesso às docas, pátio de manobras e estacionamento.
Com 137 dias de obra, o foco ainda estava no piso, garantindo as execuções mínimas necessárias para a entrega. Aliás, é importante o piso estar pronto muito antes da entrega porque o mercado começa a receber mercadorias semanas antes da inauguração. Nem mesmo a cobertura final está realizada nesse ponto da obra.
A inauguração, enfim, aconteceu no dia 30 de junho, apenas 177 dias após o início das obras, provando que para entregar uma concretagem de solo de excelente nível (além do restante do projeto, claro) não demanda muito tempo.
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