Mais do que o conhecimento técnico em uma determinada área, o mercado de trabalho hoje exige que os profissionais tenham o domínio de habilidades que envolvem comunicação, colaboração e proatividade, entre outras.

Também chamadas de soft skills, essas características têm grande importância na construção civil, em especial para os colaboradores que exercem funções de liderança, como diretores, engenheiros, arquitetos e mestres de obra.

Para entendermos mais sobre o desenvolvimento e uso dessas habilidades no setor, conversamos com Joaquim Coelho, diretor comercial da Astra, empresa especializada em materiais para construção.

Acompanhe abaixo algumas dicas para tornar-se ou manter-se como um líder de destaque no segmento!

A importância da liderança na construção civil

“A liderança exige muitas habilidades, principalmente quando falamos da construção civil onde lidamos com pessoas, equipes, metas e prazos”, comenta Coelho.

Na visão do especialista, algumas habilidades podem fazer a diferença na hora de conduzir a equipe em um canteiro de obras ou escritório para uma atuação com maior excelência e agilidade.

“Entre as habilidades necessárias está a visão estratégica, onde o líder precisa ser claro e objetivo para mostrar o caminho a ser seguido. Além disso, a liderança precisa ter uma comunicação clara e eficaz para se fazer entender”, diz ele. 

Nosso entrevistado prossegue, destacando que, mais do que delegar tarefas e supervisionar processos, a figura de liderança precisa saber se comunicar com a equipe, mantendo assim a atuação da empresa em constante progresso.

“A tomada de decisão faz parte do dia a dia do líder e ele precisa saber despertar o envolvimento e a colaboração de todos nas decisões, tendo uma escuta ativa. O líder precisa ter muito bem definidas as habilidades técnicas para o desenvolvimento contínuo de todos em seu entorno”, reflete Coelho.

Ele continua: “Um bom líder da construção civil não pode deixar de fazer uma gestão financeira com foco na orientação para resultados, planejamento financeiro prévio e com controle eficaz durante sua execução.”

As principais habilidades e competências necessárias de um líder

Lidar com prazos e demandas dos clientes, garantir que as entregas estejam feitas dentro do prazo previsto e da maneira projetada, negociar contratos e aquisição de materiais e instruir a equipe são apenas algumas das tarefas que um líder exerce.

Na construção civil essas ações são ainda mais importantes, já que elas podem determinar o sucesso de um projeto, assim como a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra e dos futuros ocupantes de uma determinada edificação.

A nosso convite, Joaquim Coelho apontou alguns pontos que devem ser seguidos com atenção pelos líderes do setor, buscando sempre otimizar o trabalho diário.

  • Visão estratégica: Deixar claro o objetivo a ser alcançado e o caminho a ser seguido;
  • Comunicação clara e eficaz: Verificar se a outra parte está conseguindo entender o que está sendo dito;
  • Tomada de decisão: Despertar o envolvimento e a colaboração nas decisões, tendo uma escuta ativa;
  • Habilidade técnica: Desenvolvimento contínuo, inovação, percepção do que está acontecendo a sua volta;
  • Gestão financeira: Orientação para resultados, planejamento financeiro prévio e com controle eficaz durante sua execução.”

Por último, mas não menos importante, um líder também precisa estar sempre atualizado com as normas regulamentadoras e definições de boas práticas do setor, assim como às novidades da construção civil que podem fazer a diferença no dia a dia de uma construtora, incorporadora ou escritório de arquitetura.

Uma forma de fazer isso é estudando e se atualizando sempre, assim como consultando outros profissionais da área e participando de eventos do segmento, como o Concrete Show.

Se você quer seguir se informando, continue em nosso canal digital. Leia agora nosso conteúdo especial sobre habilidades para novos profissionais da construção civil!