Para encerrar o Congresso Construindo Conhecimento, o Concrete Show 2024 destacou um dos painéis mais esperados pelo mercado. É o momento em que especialistas compartilham com os profissionais brasileiros tudo o que foi destaque no principal evento mundial do setor, o World of Concrete.
“Mais do que relatar os conteúdos abordados no evento mundial, esse é o momento de debater o que realmente agrega ao momento de mercado e necessidades específicas do setor de construção do Brasil”, explica Hermano Junior, diretor da Informa Markets.
Para esse debate, Hermano terá como convidados executivos e especialistas brasileiros que acompanharam in loco a última edição do World of Concrete, que aconteceu em Las Vegas.
Leia mais: World of Concrete 2024: novos aprendizados dos Estados Unidos
Para Jéssica Dantas, da Cyrela, muitas soluções apresentadas no evento internacional já podem ser implementadas no Brasil e ajudarão muito a resolver problemas importantes do mercado nacional como, por exemplo, a falta de mão de obra e a segurança dos profissionais. “A automação impacta diretamente a segurança dos trabalhadores e, principalmente, atrai mais profissionais para os canteiros”, afirma Jéssica. Ainda segundo ela, a ousadia das novas edificações no Brasil exige muita automação para garantir a segurança dos trabalhadores. “Projetos arrojados estão em alta no Brasil, mas é preciso manter a segurança dos trabalhadores em primeiro lugar”.
Para Julio Timerman do IBRACON, entre os destaques do evento com grande aderência para o mercado brasileiro são os pré-fabricados. Esse tipo de construção evita desperdício e otimiza o tempo da obra. “O conteúdo técnico prático voltado para tratar lajes e manifestações patológicas é um dos destaques que será compartilhado”. Completam o painel, Cesar Henrique Daherm da Idd Corp.
Além desses temas, também serão debatidos a estratégia de capacitação de profissionais nos EUA, que passa pela oferta de cursos de certificação, combinada com muitas ferramentas para aumentar a eficiência frente à crescente dificuldade de contratação.
O painel “Insights da World of Concrete 2024 para a construção civil brasileira acontece no dia 8, na Sala 2, entre 16h e 17h.
“O futuro do concreto na infraestrutura urbana” será o tema da 15ª edição do evento, que contará com apresentações em três salas
Tendo como uma de suas missões principais fomentar o conhecimento e as discussões acerca de assuntos pertinentes à indústria do concreto, a Informa Markets, organizadora do Concrete Show, anuncia as temáticas, principais palestrantes e painelistas de seu tradicional Congresso Construindo Conhecimento que, neste ano tem como tema central “O futuro do concreto na infraestrutura urbana”. O maior evento da cadeia produtiva da construção civil da América Latina acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Ao todo, somando-se os três dias estão previstas mais de 50 horas de palestras, painéis, congressos, seminários e apresentação de cases. Algumas das empresas participantes são CCR Rodovias, Deloitte, Saint-Gobain, Assaí Atacadista, ArcelorMittal, Viapol, CSN Cimentos Brasil S/A e Cyrela. O Congresso também contará com a participação de representações da Unicamp, Unisinos e Usp.
Além da organização do Concrete Show, a programação do Congresso é feita por entidades parceiras que apresentarão temáticas variadas:
- ABESC: 3º Congresso ABESC de Pavimento Urbano de Concreto – PUC (dia 6); 3º Seminário ABESC de Paredes de Concreto para Prédios Altos (dia 7) e Seminário de Inovações Sustentáveis para o Concreto Dosado em Central (dia 8).
- IBRACON: Uso do UHPC (Ultra High Perfomance Concrete) nas Estruturas de Concreto (dia 6).
- ABCIC: Seminário Abcic 2024 – A Industrialização da Construção em Concreto: Soluções Sustentáveis para as Edificações (dia 7);
- ANAPRE: 16º Seminário de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (dia 7);
- ALEC: Seminário Alugar São Paulo (dia 8)
“Temos a honra de contar com um grande número de parceiros de renome e procuramos oferecer a cada um deles um espaço para que pudessem apresentar e discutir as novidades e tendências de seu segmento. Serão três salas com programação simultânea que, além de muito conteúdo, servirão para a troca de experiência entre os profissionais do setor”, explica Fernando D’Ascola, gerente de produto do Concrete Show.
Temas da atualidade
Como espaço de discussão, um dos compromissos do Congresso é trazer à discussão temas da atualidade e suas aplicabilidades. Entre esses estão o painel “Impacto da Inteligência Artificial na Eficiência Operacional e na Inovação da Indústria da Construção” que contará como moderador Vitor Sousa, da Distrito e participação como painelistas Mauricio Nichterwitz, da Deloitte; Sergio Salles, da Generativo; além de André Coimbra, da Eleva Hub.
Outro tema em voga é a sustentabilidade nas obras, por meio do painel “Inovações e Sustentabilidade na Indústria Cementeira, que traz como moderador Julio Timerman, do Ibracon; e os painelistas José Abreu, da CSN Cimentos Brasil S/A; Ana Andrade, da Aditibras e Mario Guilge, da Cimento Apodi.
Os participantes do Congresso também poderão entender melhor as vantagens, desafios e oportunidades oferecidos pela impressão 3D nos canteiros brasileiros. Moderado por Everton Coelho, do Instituto Senai de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação, os painelistas Roberto Otto Griese Junior, da m-tec Brasil; Rafael Pileggi, da Poli-Usp e Manfredo Belohuby, da Sika.
Convidados estrangeiros
Como maior evento do setor da indústria do concreto da América Latina, o Concrete Show contará com a participação de palestrantes internacionais: Manuel Lascarro, diretor Executivo da Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FHIP) que falará sobre “Desafios para alcançar a neutralidade de carbono do concreto dosado em central”. Igor De la Varga, diretor de Soluções Aplicadas ao Cliente da CarbonCure Technologies dicorrerá sobre “Mineralização de CO₂ na Produção de Concreto”. Ambas as apresentações serão em espanhol. Apresentando-se em inglês, Kyle Gilmour, diretor Técnico da Xypex Chemical Corporation falará sobre “Inovação para o CDC: Proteção Química por Cristalização.
“Sabemos da importância que o Concrete Show e seu já tradicional Congresso têm para os profissionais que atuam na construção. Em face disso, procuramos trazer profissionais que têm atuação preponderante fora do País para que pudessem apresentar ao público brasileiro as principais tendências em voga no mundo. Acreditamos que esta 15ª edição do maior evento da construção latino-americana será histórica”, finaliza o diretor do Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam, Hermano Pinto.
Confira a grade completa e compre o seu ingresso. Ainda dá tempo!