O World of Concrete, maior evento mundial do mercado de concreto, que acontece anualmente em Las Vegas, foi abordado no Concrete Show de 2024. O painel “Insights da World of Concrete 2024 para a Construção Civil Brasileira” trouxe possíveis inovações vistas nos Estados Unidos que poderiam ser implementadas no território nacional.
Com mediação de Hermano Pinto Junior, diretor do portfólio de tecnologia e infraestrutura na Informa Markets, os especialistas que deram seus pareceres sobre o tema foram: Jéssica Dantas, coordenadora de qualidade e desenvolvimento tecnológico na Cyrela; Cesar Henrique S. Daher, fundador na Idd Corp; e Julio Timerman, presidente na IBRACON.
O World of Concrete é o principal evento mundial de concreto, concentrando grande parte do mercado do mundo. Em 2024, aconteceu entre 23 e 25 de janeiro no Centro de Convenções de Las Vegas, reunindo mais de 120 mil pessoas que puderam acompanhar todas as tendências futuras do segmento. Como definiu Jessica, é a “Disney do Concreto”.
Insights que o Brasil poderia importar
A ideia do painel foi trazer um pouco sobre o que foi visto nos EUA, com tecnologias e novidades que podem ganhar espaço no Brasil e até mesmo servir como inspiração para a edição seguinte do Concrete Show. E dentro dessas tendências, algumas se destacam: “Pensando em tudo que vimos de oportunidade, esses são os três pilares do que está sendo desenvolvido por lá e o que podemos trazer para o Brasil”, ressaltou Jessica.
São elas:
Forma para parede de concreto
É 10% mais leve que a forma metálica e seu custo estimado é de apenas 30% em relação à forma metálica. É feita com micro-filme que garante a desforma sem necessidade de desmoldante. O desmoldante, por sua vez, é um processo a mais, o que impacta em mais gastos, tempo e, por ser um composto químico, menos segurança, então não utilizá-lo é uma vitória para o setor. A forma para parede de concreto dura “apenas” 200 ciclos (contra 500 do desmoldante), mas pode ser reaplicado, diferente da forma metálica, diminuindo gastos a médio e longo prazo. Além disso, há formas estampadas para parede com diferentes acabamentos;
Impressão 3D
Segundo Jessica, não é uma tendência, mas sim a atual realidade. A grande questão é compreender como utilizá-la no dia a dia, substituindo outros processos. A impressão 3D também permite liberdade geométrica, se aplicando junto às formas;
Automatização do canteiro
Um robô para marcação de laje que lê o projeto em BIM e marca a laje é uma ótima pedida, especialmente se levar em consideração que, do jeito feito atualmente, com colaboradores da obra, preciso de meio período e três profissionais para realizar tal serviço. O robô, por sua vez, faz a marcação de noite e, de manhã, quando os funcionários chegam na obra, já está terminado. Além disso, a automatização minimiza erros por garantir marcações mais assertivas. Outra automação apresentada foi um equipamento de amarração de armação de laje, ocasionando em um processo 13 vezes mais rápido do que o método convencional.
Insight do World of Concrete para o Concrete Show
“Quando vemos as coisas que estamos discutindo no Brasil, tem muita tecnologia diferente, mas não é nada de outro mundo. A imersão [no World of Concrete] é para abrir a mente e é preciso sair de casa para ver o que conseguimos trazer”, ressaltou Daher.
Inclusive, para quem for na edição 2025 do World of Concrete, os especialistas sugeriram começar a se planejar a partir de agora. Isso porque em três dias de evento é impossível ver tudo que a convenção tem a oferecer, de tão imensa o seu tamanho. Dessa forma, é importante saber o que procura antes de ir, facilitando sua visita e favorecendo o curto tempo disponível.
Saiba mais informações sobre o evento!
Algo que chamou bastante atenção de Jessica no World of Concrete são as premiações para produtos inovadores, que reconhecem os materiais, ferramentas, serviços e equipamentos mais inovadores nas indústrias de concreto e alvenaria.
São duas categorias de premiação: People’s Choice e Expert’s Choice, com nove sub-categorias de produtos e soluções. E a maneira de escolher os vencedores é bem democrática: basta escanear um QR Code do estande da empresa/profissional que está concorrendo, de modo que só pode votar quem está participando da convenção.
Segundo Jessica, essa seria uma ótima ideia para o Concrete Show, ajudando a atrair mais público e a incentivar uma competição saudável do mercado em busca de invocações. Entretanto, há um motivo ainda maior: colocar o Brasil ainda mais em evidência por suas inovações, pois os projetos vencedores teriam um destaque passível de receber notoriedade internacional, algo extremamente positivo para o mercado e também para a convenção.
Fique por dentro do Concrete Show 2024! Baixe gratuitamente o material e confira o que foi falado nas principais palestras do Congresso Construindo Conhecimento: